Uma Balada de Espadas & Vinho - Capítulo 161
- Início
- Todos Os Mangas
- Uma Balada de Espadas & Vinho
- Capítulo 161 - Brilho do Pôr-do-Sol
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Xiao Chiye sentiu como se tivesse sido encharcado com um balde de água gelada que não apenas o deixou sóbrio, mas também fez com que seus cabelos se arrepiassem. Ele se sentou e olhou para Xiao Fangxu por um momento, mas sua mente estava em branco. Era como se ele tivesse sido socado com tanta força por alguém que até o interior de sua cavidade torácica estava uma bagunça podre. Ele abruptamente empurrou Xiao Fangxu para o lado e saiu da cama para calçar as botas. Mas ele bateu na quina da mesa e quase não conseguiu se levantar. Onde diabos estavam aquelas malditas botas?
Chen Yang e Gu Jin estavam inicialmente do lado de fora da tenda para vigiar a noite quando ouviram o som da aba sendo levantada e viram Xiao Chiye tropeçando como uma alma errante com um pé pisando na parte de trás de uma bota e o outro pisando no chão. Ele nem sequer estava com as vestes externas quando foi desfazer as rédeas de Lang Tao Xue Jin.
Gu Jin foi o mais rápido a reagir. Ele deu um passo para puxar as rédeas e gritou com voz urgente: “Mestre!”
Chen Yang seguiu de perto, com a intenção de entrar para procurar suas vestes e botas.
Xiao Fangxu se inclinou para sair e perguntou perplexo: “Você não sabia? Isso não aconteceu há muito tempo? Quando ele foi para Chazhou.”
Chen Yang observou a expressão de Xiao Fangxu, e a compreensão de repente ocorreu a ele. Ele deu um tapa na testa e se virou para gritar: “Chazhou! Mestre, é Chazhou! O Jovem Mestre está bem!”
Esses gritos foram tão surpreendentemente altos que chocaram a alma assustada de Xiao Chiye de volta ao seu corpo. Ele se virou e foi direto para Xiao Fangxu, tão agitado que seus olhos ficaram vermelhos. Quando ele veio até Xiao Fangxu, ele se virou no local uma vez antes de finalmente limpar o rosto e dizer: “Meu Deus, querido pai!”
◈ ◈ ◈
As crostas na palma da mão de Shen Zechuan caíram, deixando apenas uma cicatriz para trás.
Assim que o oitavo mês passou, a chuva em Cizhou cessou. A geada se intensificou e o tempo ficou ainda mais frio. Yao Wenyu, tendo pego um resfriado nos últimos dias, permaneceu dentro de casa com o aquecedor de mão em sua mão e raramente se aventurava ao ar livre. Shen Zechuan ainda tinha Fei Sheng o seguindo. Ao contrário das expectativas, Li Xiong quase não mencionou Lei Jingzhe novamente.
“Han Jin ainda está na prisão?” Shen Zechuan bebeu seu remédio e perguntou a Fei Sheng enquanto ele estava perto da janela.
Fei Sheng respondeu: “Ele ainda está lá. O Mestre é benevolente em não matá-lo, mas ele fica gritando e chorando o dia inteiro sem nenhum sinal de arrependimento.”
Shen Zechuan segurou a tigela de porcelana em sua mão e olhou para o padrão por um tempo antes de dizer: “Ele é o irmão mais novo de Han Cheng.”
Fei Sheng abaixou os olhos sem motivo e estremeceu.
Han Cheng executou Qi Huilian ali mesmo nas ruas. Com base no que Fei Sheng descobriu sobre o temperamento de Shen Zechuan, a razão pela qual Shen Zechuan manteve Han Jin vivo sem matá-lo não era para coagir Qudu, mas para retê-lo para um propósito maior. Fei Sheng não se atreveu a adivinhar. Ele também não queria adivinhar. Como guarda, ele era a adaga de Shen Zechuan. O desejo de Shen Zechuan era seu comando.
Shen Zechuan levantou os olhos e olhou pela janela para os raios frios da luz do sol no chão, que deixavam rastros de lágrimas através da geada. Ele soltou um sorriso inexplicável e disse: “Solte-o”.
Fei Sheng reconheceu a ordem.
Shen Zechuan acrescentou: “Dê-lhe um banho e uma muda de roupas, depois dê-lhe uma refeição e uma cama macia. Não há necessidade de ele fazer nada. Apenas deixe-o se divertir ao contentamento de seu coração.”
Fei Sheng não se atreveu a se opor e apenas proferiu seu reconhecimento novamente antes de partir. No momento em que ele saiu, Qiao Tianya levantou a cortina e entrou.
“Carta de Libei.” Qiao Tianya colocou a carta na mesa de Shen Zechuan. “Foi enviado às pressas. Deve ser algo que o Mestre precisa ser informado.”
“Yuanzhuo está melhor?” Shen Zechuan perguntou enquanto abria a carta.
Antes que Qiao Tianya pudesse responder, ele viu a expressão atordoada de Shen Zechuan enquanto relia a carta várias vezes.
“É sobre o mercado de comércio de fronteira no inverno.” Shen Zechuan parou por um momento. “Vou pessoalmente aos campos de batalha para ter uma discussão cara a cara com o Príncipe de Libei.”
◈ ◈ ◈
O clima em Libei era caprichoso. O remanescente tempo claro e ensolarado do outono era pouco e distante entre si, mas uma vez que aparecia, ficava tão quente que dava vontade de tirar a roupa.
Xiao Chiye retornou ao campo de batalha novamente no final do oitavo mês e não saiu novamente por enquanto. Depois daquela derrota, ele nunca mais fez uma pausa. Seja para ir para o norte para transportar suprimentos militares, ou para o oeste para entrar em contato com Dajing, foi ele quem liderou seus homens para fazer as viagens. Era como se suas arestas tivessem sido completamente temperadas por Xiao Fangxu ao ponto que ele estava começando a servir voluntariamente como um jovem general encarregado dos suprimentos militares.
Quando Chen Yang foi buscar água, ele viu Xiao Chiye de pé na pastagem seca e amarela treinando um cavalo. A palavra-chave era treinamento, mas na verdade, Xiao Chiye era muito mais gentil. Aquele cavalo, branco como a neve com uma mancha preta no peito, era o cavalo que Lu Yizhi queria manter para a esposa de Xiao Chiye. Quando Xiao Chiye estava fazendo recados no último mês, ele o trouxe com ele, querendo domá-lo sozinho.
Xiao Fangxu montou seu cavalo do outro lado, e Meng desceu ao vento e passou por Xiao Fangxu com um “swoosh”. Em seguida, decolou novamente ao longo da grama e subiu no ar, onde girou uma vez antes de voar para longe.
Xiao Fangxu desmontou e jogou as rédeas para o vice-general atrás dele. Ele tirou o capacete, cuspiu a poeira em sua boca e estreitou os olhos para olhar para Xiao Chiye. Depois de um tempo, ele removeu sua armadura pesada e tirou a sela do lombo de seu cavalo. Ele então virou em cima dele mais uma vez e acenou para Xiao Chiye de longe.
Zuo Qianqiu inclinou-se sobre as grades, seus cabelos brancos esvoaçando ao vento enquanto observava pai e filho lado a lado. Wu Ziyu correu alguns passos mais perto e subiu no corrimão para passar por cima dele. Atrás dele, a Cavalaria Blindada Libei e o Exército Imperial se aproximaram e se juntaram a eles deste lado da grade tão próximos que todos ficaram amontoados como sardinhas.
Estava tão apertado que Tantai Hu não conseguia soltar as mãos, então ele esticou o pescoço e gritou: “O que é isso?!”
Wu Ziyu ergueu um pãozinho cozido no vapor e gritou com sua voz rouca acima do barulho: “Se o Segundo Jovem Mestre vencer hoje, o esquadrão do comboio será o campeão deste mês! Eles ainda terão que nos dar mais duas colheres para as nossas refeições!”
Ao ver isso, Zuo Qianqiu disse com uma risada: “Levará mais alguns anos até que A-Ye derrote seu velho.”
“O Segundo Jovem Mestre não vai nos decepcionar!” Tantai Hu gritou desafiadoramente enquanto enxugava o suor que escorria em sua bochecha. Estava tão escaldante que seu rosto estava bronzeado e corado.
Zuo Qianqiu perguntou: “E se Sua Senhoria vencer?”
Chen Yang estava prestes a dizer algo quando ouviu Tantai Hu dizer com uma voz estrondosa: “Então vamos correr ao longo da pastagem e latiremos enquanto corremos…”
Wu Ziyu e Gu Jin, que estavam atrás dele, prontamente pularam para calar a boca dele.
Zuo Qianqiu não deixou a oportunidade escapar. “Tudo bem! A-Ye, você ouviu isso? Se você perder para seu pai hoje, todo o seu esquadrão terá que fazer au au!”
Xiao Chiye levantou o dedo e assobiou, e Lang Tao Xue Jin circulou para o seu lado. Ele montou o cavalo e perguntou a Xiao Fangxu, “Para onde?”
Xiao Fangxu parecia hesitante enquanto repetia: “Para onde…”
Antes que as palavras saíssem totalmente de sua boca, ele já havia esporeado seu cavalo à frente.
O Exército Imperial vaiou em uníssono. Tantai Hu lutou para libertar a boca e exclamou: “Como pode Sua Senhoria trapacear?!”
Lang Tao Xue Jin disparou para a frente como uma flecha negra deixando a corda do arco, e o vento começou a farfalhar em um instante. O sol no céu claro no horizonte era ofuscante, e as vistas das costas de pai e filho enquanto cavalgavam eram quase idênticas. Meng de repente rompeu as nuvens e saiu para persegui-los, ficando bem atrás de Xiao Chiye enquanto olhava para aquele par de flechas, uma na frente e outra atrás. Lâminas de grama voavam por toda parte enquanto os cascos dos cavalos pisavam sobre elas, enquanto o vento agitava a extensão interminável de grama luxuriante, fazendo-as balançar em uma direção. Eles cavalgaram em meio a ela, como uma dupla de grandes e pequenas estrelas disparando nas ondas do oceano, deixando um longo rastro em seu rastro entre as pastagens.
Xiao Chiye olhou para as costas de Xiao Fangxu enquanto ouvia o sussurro do vento.
Xiao Fangxu ainda não era velho. Como ele poderia ser velho? Ele parecia tão robusto e forte, não diferente do que tinha sido vinte anos atrás. Contanto que ele levantasse os dois braços, ele poderia levantar os dois filhos, rindo nas pastagens enquanto os jogava, por sua vez, até que chorassem.
Xiao Chiye gradualmente o alcançou. Lang Tao Xue Jin era muito mais robusto e mais jovem do que aquele cavalo abaixo de Xiao Fangxu. Ele avançou, cheio de vigor, seus olhando fixamente à frente como se nada pudesse detê-lo.
Gradualmente, os dois homens passaram a cavalgar pescoço a pescoço um com o outro, ambos cavalgando até ficarem encharcados de suor. O sol brilhava acima, queimando suas costas. Este foi talvez o último céu ensolarado com um sol escaldante em Libei este ano.
Havia um monumento de pedra no ponto de chegada, com os nomes da Cavalaria Blindada Libei que haviam morrido em batalha no ano passado gravados nele, juntamente com os falcões que haviam caído com eles e os corcéis de batalha que os carregaram. No último momento, quando pai e filho estavam prestes a chegar, Meng chegou antes deles e se aproximou. Ele circulou uma vez antes de pousar no monumento de pedra, ganhando assim o primeiro lugar.
“O falcão é meu.” Xiao Chiye desacelerou e disse, “Então eu ganhei.”
“A terra é minha.” Xiao Fangxu parou e se virou para encarar Xiao Chiye enquanto apontava para seus pés. “Eu estava aqui 800 anos antes de você.”
Xiao Chiye apaticamente ignorou esta afirmação.
Eles desmontaram. O sol já estava em sua descida descendente no oeste. Xiao Fangxu subiu os degraus de pedra e parou diante do monumento de pedra, então estendeu a mão para limpar a poeira sobre ele. O vento estava forte aqui. Ele fez com que seu cabelo esvoaçasse e despenteou o cabelo em suas têmporas, revelando algumas mechas brancas. Ele disse: “Aqui descansam meus irmãos”.
Xiao Chiye veio atrás dele e ficou ao lado de Xiao Fangxu.
“Dez anos atrás, eu trouxe seu irmão mais velho para cá.” Xiao Fangxu apontou para um determinado ponto. “Havia um rapaz aqui com o nome bastante único de Suining. Ele tinha a mesma idade que o seu irmão.”
Nomes antigos neste monumento de pedra seriam descartados todos os anos e preenchidos com novos. Isso significava que geração após geração da Cavalaria Blindada Libei existia aqui, e também significava que geração após geração da Cavalaria Blindada Libei havia desaparecido aqui. Era aqui que o monumento de pedra, de costas para as Montanhas Hongyan, jazia em descanso eterno. Eles eram o vento das Montanhas Hongyan e, ao mesmo tempo, as estrelas das Montanhas Hongyan.
“Eu quero estar aqui.” Xiao Chiye apontou para o centro. “O lugar é grande, a localização é boa e você pode olhar para longe.”
“Esse é o meu lugar.” Xiao Fangxu disse mesquinho. “Eu quero todos os lugares aqui.”
“E a minha mãe?” Xiao Chiye virou sua cabeça de lado para examinar Xiao Fangxu. “Você a deixou sozinha em Dajing.”
Xiao Fangxu não respondeu. Ele olhou além do monumento de pedra para ver as Montanhas Hongyan. Então, como se deslumbrado com o sol poente, ele se virou e olhou na direção de Dajing. Ele mal conseguia abrir os olhos por causa do vento. “Podemos olhar um para o outro de longe, olhos nos olhos – para sempre.”
Xiao Chiye seguiu seu olhar e olhou para cima.
“É aqui que nascemos, e é aqui que morreremos de mortes dignas. As pessoas de Libei descansam nas montanhas e rios com os rostos voltados para o sol escaldante. Homens ou mulheres, os ossos sobre os quais o sol brilha são todos heróis inflexíveis.” Xiao Fangxu abriu a palma da mão, e o vento passou por sua palma tão suavemente que parecia o cabelo comprido de sua esposa. Esta foi a única indulgência que ele se permitiu nas últimas décadas. “Um dia, voltarei ao seu abraço.”
Xiao Chiye olhou para as ondas de grama ondulante na outra extremidade; era como uma torrente sem fim. A chamada tristeza da despedida e a alegria das reuniões de cada pessoa lá fora foram apenas um momento fugaz na atemporalidade do universo. Em apenas um piscar de olhos, ele se desintegraria e, a partir de então, tudo ficaria em silêncio, todos os vestígios dele desapareceriam.
Um encontro era realmente uma coisa muito preciosa.
Xiao Fangxu se virou e deu um soco em Xiao Chiye, então levantou os braços para dar um abraço apertado em Xiao Chiye. Mas muito rapidamente, ele soltou e disse: “Você ainda precisa de alguns bons anos antes de poder me superar!”
“Quem sabe?” Xiao Chiye deu um tapinha em seu próprio peito para sugerir sua altura.
Xiao Fangxu deu alguns passos e fez como se fosse pegar algo do chão. Ter esterco de cavalo arremessado nele deixou uma sombra sobre o coração de Xiao Chiye, então ele prontamente se virou e correu. No momento em que ele correu, Xiao Fangxu começou a rir.
O vento ainda soprava quando o pai e o filho voltaram, banhados pelo brilho do entardecer do sol poente.
O crepúsculo ainda não tinha acabado. Como Xiao Chiye estava encharcado de suor, ele tirou suas roupas superiores e ficou no rio para se banhar. A superfície da água brilhou. Enquanto ele derramava água usando o balde de madeira, ondulações dançantes de luz dourada cobriam os músculos de todas as suas costas.
Xiao Chiye se inclinou e enxaguou o protetor de braço na água. O ferro de qualidade havia sido esmagado a ponto de não ser mais utilizável, mas ele ainda não o trocou. Quando ele o tirou da água, ele arrancou a corda de pele de cachorro desgastada e se virou para dizer: “Me dê o -“
Um Shen Zechuan desgastado pela viagem estava na encosta à beira do rio, o brilho do pôr-do-sol se espelhando sobre as bainhas de seu manto com pedaços de grama nele.
Xiao Chiye sentia muita falta dele.
E aqui estava ele diante de Xiao Chiye no exato momento em que os últimos raios do sol poente desapareceram.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰