Uma Balada de Espadas & Vinho - Capítulo 85
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Com uma desgraça tão grande acontecendo ao Clã Xi, e como Xi Hongxuan não tinha filhos para assumir o manto, as lojas em várias localidades suspenderam temporariamente suas operações. Os lojistas enviaram cartas a Qudu, prontos para montar um salão de luto em sua terra natal e discutir os planos para o futuro.
Sentado na cadeira, Shen Zechuan instruiu: “Esta jornada é longa, e vocês também estão levando mulheres. Não me sinto tranquilo. Xiaowu, leve alguns dos nossos homens para escoltar esse Irmão Mais Velho Xi até lá.”
Xi Dan entendeu o significado por trás das palavras de Shen Zechuan. Temendo duvidar dele, apressou-se a fazer uma reverência para mostrar sua gratidão.
“Agora só resta a Senhora Mais Velha para liderar o Clã Xi.” Shen Zechuan olhou para os livros de contas à sua frente e disse: “Preste atenção quando voltar. Outros assuntos não são urgentes; estabilize a situação atual primeiro. Não perca a cabeça. O acordo que discutimos alguns dias atrás também pode ser temporariamente deixado de lado. Assim que obtiver as chaves, mantenha um perfil baixo e verifique as entradas do cofre. A riqueza de um homem é sua própria ruína ao despertar a ganância nos outros. Agora que vocês têm que cuidar de um negócio tão grande e também gerenciar o cofre, certamente encontrarão alguns problemas.”
Xi Dan naturalmente entendia que agora só podia contar com Shen Zechuan para proteção. Ele era um homem inteligente e, tendo seguido Xi Hongxuan, sabia muito bem avaliar a situação. Trabalhar com todas as suas forças para Shen Zechuan era justamente para evitar que fosse tratado como uma peça sacrificial a ser descartada por ele.
“Com tais orientações do Mestre, este humilde não ousaria ser negligente. Farei o meu melhor para estabilizar os negócios para o Mestre quando retornar à minha cidade natal.”
“Xi Hongxuan confiava tanto em você justamente porque você tem capacidade. No passado, ele era arrogante e dominador, e só queria que você cuidasse das contas. Mas agora é diferente, e eu estou lhe dando a chance de mostrar seu valor.” Shen Zechuan colocou o livro de contas de lado sem olhar para ele. “Seja honesto em seu trabalho e siga as regras, e haverá muitas oportunidades para você assumir responsabilidades no futuro. Mas se me enganar, mesmo que seja com uma única palavra, eu arrancarei esta língua sua.”
Ele falou com leveza e naturalidade, mas Xi Dan sentiu um calafrio até a medula ao ouvir. Apressou-se a fazer outra reverência, não se atrevendo mais a olhar para Shen Zechuan.
Ao meio-dia, depois que Shen Zechuan dispensou Xi Dan e Ge Qingqing retornou. Ge Qingqing entrou, tirou sua lâmina, e um servo aproximou-se para servir-lhe chá, que ele bebeu de um só gole.
“Ninguém.” Ge Qingqing puxou uma cadeira e se sentou. Ele disse: “Todas as residências do Clã Xi em Qudu foram completamente revistadas. Não há sinal do Mestre ou de Shifu.”
Shen Zechuan não disse nada, recostando na cadeira em silêncio com uma expressão sombria.
“Eles poderiam estar em uma propriedade fora da cidade?” Ge Qingqing enxugou o suor. “O Clã Xi também tem muitas propriedades lá fora. Quem sabe, ele pode tê-los escondido mesmo fora.”
“Shifu não é o Mestre. Já se passou tanto tempo. Ele certamente pensaria em uma maneira de voltar para me ver. Mas não o fez.” O coração de Shen Zechuan afundou. “Isso mostra que ele está preso em algum lugar – não pode voltar.”
Ji Gang não era Qi Huilian, que era fraco demais até para amarrar uma galinha. Quase ninguém em Qudu que fosse páreo para ele. Talvez houvesse um especialista altamente habilidoso entre os homens da fraternidade marcial que Xi Hongxuan contratara com uma grande soma de dinheiro. Mas agora que Xi Hongxuan estava morto, esse grupo de artistas marciais já deveria ter se dispersado e fugido, ocupados em escapar da perseguição da corte imperial. Então, onde no mundo eles se importariam com os detidos?
“Chamem Fei Sheng.” Shen Zechuan disse, “Tenho uma missão para ele.”
Ge Qingqing ficou momentaneamente atordoado, então questionou: “Essas pessoas… Ele estará disposto a aceitar?”
“Já que ele está registrado para servir na prisão imperial,” Shen Zechuan ergueu os olhos, seu olhar frio, “então não há ‘não querer’ no seu vocabulário. Se essas pessoas não puderem ser úteis para mim, então deixá-las por perto só levará a consequências desastrosas no futuro.”
Os Guardas Imperiais não careciam de talentos, mas homens como Gu Jin, capazes de investigar qualquer lugar com apenas um par de olhos e ouvidos, eram raros. Esse Fei Sheng era um filho de nascimento comum nascido de uma concubina, e ocupava o cargo de comandante assistente por herdar a posição do pai em reconhecimento aos serviços meritórios. Ele era excepcional em buscas e investigações, mas fora antes ofuscado por Qiao Tianya. Ele aguentou até o oitavo ano, quando finalmente poderia ser considerado para promoção, visitando frequentemente a residência do Marquês de Helian, de seu próprio clã. Inicialmente, acreditou que assumiria o cargo de Juiz do Norte. Quem diria que Shen Zechuan surgiria do nada? Este cortou-lhe todas as perspectivas de ascensão, mantendo-o estagnado em seu posto original, à espera de ordens.
Fei Sheng era diferente de Ge Qingqing. Conhecia melhor os meandros dos círculos oficiais do que Ge Qingqing, que vinha de uma família pobre. Sabia conversar até mesmo com Han Cheng, seu superior, e podia ser considerado meio-discípulo dele. Portanto, ao contrário de Ge Qingqing e outros que tinham laços antigos com Ji Gang – ele não dava a mínima para Ji Gang. Atualmente, era uma figura influente entre os Guarda-costas Imperiais, em termos antagônicos com Shen Zechuan. Quando Shen Zechuan estava no auge de seu poder, meses antes, Fei Sheng manteve-se discreto, evitando confrontos diretos. Mas, recentemente, as tensões entre eles vinham crescendo.
Shen Zechuan desperdiçara tempo demais revisando casos antigos, e metade desse tempo fora desperdiçado com essas pessoas. Eles seguiam apenas metade de suas instruções que lhes eram dadas, sendo negligentes na busca e compilação dos arquivos dos casos. Shen Zechuan, por sua vez, não conseguia cruzar os registros corretamente com os períodos de reinado, precisando ir pessoalmente ao Ministério da Justiça para colocar tudo em ordem.
A atmosfera entre os dois lados já começava a ficar explosivamente beligerante. Ge Qingqing sabia que eles eram capazes, mas ainda assim engoliu seu ressentimento por ser comparado a eles dessa maneira. Mesmo assim, reconhecia sua inferioridade. Encontrar os homens era agora a prioridade máxima, então ele não se opôs e se levantou para chamar Fei Sheng.
Ge Qingqing levantou a cortina e saiu, avistando Fei Sheng em outra sala, bebendo vinho e jogando adivinhação de dedos com outros. Parou ao lado da porta e disse: “Comandante Assistente Fei, por favor, dirija-se à sala central. Sua Excelência está chamando por você.”
Fei Sheng agiu como se não tivesse ouvido, apoiando-se na cadeira enquanto gritava durante o jogo com os outros. Que uma sala inteira criasse tamanho alvoroço em plena luz do dia era verdadeiramente uma demonstração de impropriedade e desrespeito.
Ge Qingqing nunca se irritou ou perdeu a paciência com os outros. Desde jovem, acompanhava missões com seu velho e já vira todo tipo de pessoa. Ele sabia como lidar com os outros e tinha senso de decoro. Conquistava simpatia até dos comandantes de esquadrão e mensageiros abaixo de sua posição. Por mais desconfortável que ele estivesse, jamais mostraria seu descontentamento naquele momento. Assim, entrou na sala, pegou a jarra de vinho da mesa e serviu pessoalmente uma taça para Fei Sheng, dizendo com cortesia: “Não é nada importante, nem uma ordem de Sua Majestade. Não levará muito do seu tempo.”
Atirando amendoins à boca, Fei Sheng retrucou: “Se não é ordem de Sua Majestade, mande algum subordinado. Que sentido tem ele chamar especificamente alguém do meu escalão? Isso não faz sentido, não é?”
“Sua Excelência tem seus próprios arranjos. Se aceita ou não a tarefa, podemos negociar.” Ge Qingqing encheu uma taça para si e brindou com ele. “Todos os companheiros têm se esforçado bastante revisando esses casos antigos. O Comandante Assistente Fei trabalhou duro e obteve grandes méritos. Um brinde a você. Homens capazes sempre têm mais trabalho. Por favor, vá.”
Fei Sheng não tinha a menor intenção de trabalhar prara Shen Zechuan. Considerava-se seu superior e achava que Shen Zechuan não tinha autoridade para dar-lhe ordens. Mas, no fim das contas, precisavam trabalhar juntos. Não havia motivo para criar conflito sem razão — e se a notícia chegasse a Han Cheng, não ficaria bem para sua reputação.
Fei Sheng bebeu o vinho de um gole e dirigiu a Ge Qingqing com um sorriso forçado. Sem sequer responder, pegou seu próprio token de autoridade da mesa e virou-se para sair.
Deixado para trás e ignorado, Ge Qingqing colocou a taça de vinho sobre a mesa e cumprimentou com as mão unidas os outros Guarda-costas Imperiais ao redor – cada um deles com várias expressões em seus rostos – antes de também se retirar. Assim que se afastou, seus próprios homens igualmente se levantaram.
Ge Qingqing limpou a boca e disse: “Por que vocês estão todos de pé? Não precisamos de formalidades entre irmãos. Sentem-se.”
Xiaowu, que tinha idade semelhante a Ding Tao, não conseguiu conter sua franqueza. Ele disse com raiva e ressentimento: “Olhem para ele, com os olhos no alto da cabeça! Anda como um tirano, tão arrogante e cheio de si sem medo de que o carma lhe bata na cara um dia[1]. Que tipo de homem honrado é ele, agindo como um esnobe? Bah! Qing-ge, por que ainda aguentamos ele? Tirem seu token, arraste-o para fora, cubra-o com um saco e deem-lhe uma surra. Vamos ver se ele não aprende a se comportar!”
Ge Qingqing o repreendeu: “Que comentários insolentes são esses? Se a notícia de que espancamos nosso próprio pessoal se espalhar, seremos motivo de vergonha!” Ele olhou para cada um deles e continuou: “Estamos todos desempenhando funções oficiais juntos. Não podemos deixar mal-entendidos ou descontentamentos se acumularem. Caso contrário, como podemos cuidar uns dos outros em missões? Se eles nos desprezam, então trabalharemos mais para provar nosso valor.”
◈ ◈ ◈
Fei Sheng levantou a cortina para entrar e prestou seus respeitos de forma desleixada diante da mesa. Ele ainda cheirava a vinho, o odor era tão forte que Shen Zechuan conseguiu senti-lo do outro lado da mesa.
Sem levantar a cabeça, Shen Zechuan disse: “Beber em serviço é punível com uma dedução no salário, não é?”
Vendo que Shen Zechuan não se levantou, Fei Sheng puxou a cadeira. Mas, antes que seu traseiro tocasse o assento, Shen Zechuan olhou para ele.
Shen Zechuan soltou um sorriso sem pressa. “Sente-se.”
Fei Sheng não conseguia decifrar suas intenções. Sentou-se e perguntou: “O que posso fazer por Vossa Excelência, já que me chamou?”
Shen Zechuan respondeu: “Há uma tarefa que ninguém além de você pode realizar.”
Como tinha algo a pedir a ele, Fei Sheng não pôde evitar relaxar. Tocou o cachimbo no bolso da manga e começou a bancar o importante, dizendo primeiro: “É uma tarefa da prisão? Se for ordem do Comandante-chefe, entregue-me os documentos oficiais, e poderei trabalhar nisso.”
Shen Zechuan sacudiu o excesso de tinta da ponta do pincel e disse: “Não é da prisão, nem ordem do Comandante-chefe.”
Fei Sheng bateu na pederneira, segurou o cachimbo entre os dentes enquanto ria e dizia: “Então é ordem de Vossa Excelência? Posso fazer, mas tenho uma missão de registro pendente. Não é justamente agora o quarto mês? Tenho que ficar de olho nas flutuações de preço dos itens diários de Qudu, como lenha, arroz, óleo e sal.”
O chamado “acompanhar e registrar” consistia em fazer com que os Guarda-Costas Imperiais registrassem em um livro todos os assuntos, grandes e pequenos, incluindo os preços de grãos, arroz, macarrão e chá; esses dados eram relatados a Li Jianheng e Hai Liangyi quando necessário. Mas essa tarefa não precisava ser realizada pessoalmente por Fei Sheng. Ele era um comandante assistente de quarto grau, e as únicas missões em que poderia ser enviado eram para prisões e trabalhos externos. Ao dizer isso, ele estava, na verdade, planejando não aceitar a tarefa.
“Por que usar um cutelo de boi para matar uma galinha[2]? Ter você fazendo isso seria um desperdício de talento.” Shen Zechuan disse.
“Eu sou uma pessoa de habilidades medíocres, afinal. Não posso me comparar a um herói talentoso como Vossa Excelência. Você já é um Vice-Comandante de terceiro nível em tão jovem idade, e Sua Majestade o tem em alta estima. Além disso, você é um homem de elegância e classe.” Fei Sheng soltou baforadas de fumaça. “Homens como nós só podem fazer trabalhos insignificantes para passar o tempo. Não ousamos sonhar com mais nada, nem temos a pretensão de ser assim. Espere alguns dias. Só terei tempo livre daqui a alguns dias.”
Shen Zechuan respondeu: “Esta tarefa não pode esperar.”
Fei Sheng umedeceu a garganta seca e inclinou-se levemente para olhar Shen Zechuan, dizendo: “Então, o que posso fazer? Cada coisa tem sua prioridade. Preciso terminar a tarefa em mãos antes de assumir a sua. Essa é a regra estabelecida por Ji Wufan no passado, e não posso quebrá-la. Então, você terá que esperar.”
Shen Zechuan, recebendo a fumaça diretamente no rosto, observou a expressão desafiadora de Fei Sheng e removeu as cinzas para a borda da mesa. Aproveitando-se de sua posição e achando que Shen Zechuan não poderia controlá-lo, Fei Sheng afastou a cadeira e se preparou-se para se despedir.
De repente, Shen Zechuan estendeu os dedos e colocou um bilhete diante de Fei Sheng, dizendo: “Eu posso esperar. Mas o Comandante-Assistente pode esperar? Este ano é o seu ano de promoção. Por coincidência, o Comissário Administrativo Provincial de Juexi, Jiang Qingshan, está prestes a entrar na capital para assumir seu cargo. Certamente o senhor compreende a intenção do Grande Secretariado ao fazer Jiang Qingshan entrar na capital neste momento. Ele irá para Zhongbo como responsável, e essa pessoa precisa de um Inspetor-Geral da Guarda Imperial ao seu lado… Então, o Comandante-Assistente Fei ainda está ocupado?”
Jiang Qingshan era um Governador Provincial excepcional na administração de sua jurisdição, tendo transformado Juexi no celeiro de Da Zhou. As provisões militares de Libei e Qidong dependiam inteiramente dele. Era alguém que nem mesmo Xiao Jiming e Qi Zhuyin podiam se dar ao luxo de ofender. Trabalhar para ele garantiria um futuro promissor, sem preocupações. Fei Sheng, porém, estava estagnado em sua carreira. Sem possibilidade de avançar por mérito próprio, precisava de apoio externo. Mas por ser filho de nascimento comum, nascido de uma concubina, não tinha acesso ao círculo privilegiado dos descendentes diretos legítimos nascidos das esposas principais como Han Jin, Fei Shi e Pan Lin. Sem essa camada de conexão, escalar posições era impossível. Encarar esse bloqueio o deixava consumido pela frustração — razão pela qual recebia Shen Zechuan com tanto sarcasmo e escárnio.
Fei Sheng apressou-se a apagar o cachimbo e esfregou as palmas das mãos nas laterais das pernas. Inclinando-se ligeiramente, disse a Shen Zechuan com um sorriso: “Veja só, eu aqui sem reconhecer o que é bom para mim! Que tarefa seria? Pode me dizer.”
Shen Zechuan respondeu: “Quero que você revire toda Qudu em busca de dois homens.”
“Uma busca aberta, ou…” Fei Sheng olhou para Shen Zechuan e aos poucos entendeu. Ele disse: “Isso é fácil. Sou bom nisso. Dê-me as descrições deles, Vossa Excelência. Cinco dias. Com certeza os encontrarei para o senhor!”
Shen Zechuan baixou a voz e disse: “Só estou te dando dois dias.”
Fei Sheng olhou para o pedaço de papel, cerrou os dentes e aceitou!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Ele literalmente disse, “ele anda como um caranguejo, muito de lado (横), sem medo de bater na porta ao sair algum dia!’ Andar de lado (como um caranguejo) refere-se a alguém sendo dominador e tirânico ou passando por cima dos outros.
[2] ou seja, 杀鸡焉用牛刀 um pequeno trabalho não requer uma grande operação ou um grande talento.