Intinerant Doctor/Youyi - Capítulo 31
Capítulo 31 – Terra de Toda Uma Vida
“Qual é a situação?” Huang Jinchen mudou seu pente vazio. “Dr. Kou, relate.”
Kou Tong estava olhando para o campo inteiro atordoado; ele não tinha ouvido nada dele. Ele estava totalmente mergulhado em um estado acadêmico frenético. Huang Jinchen o observou por um tempo. Ele pensou que se você pressionasse Control-Alt-Delete no Dr. Kou agora, certamente descobriria que o uso da CPU do Dr. Kou era de 100% – prestes a congelar.
Então Mestre Huang mudou de alvo. Ele se voltou para o vazio He Xiaozhi. “Garoto, como você conseguiu isso agora?”
Ele Xiaozhi balançou a cabeça em confusão.
“Pense nisso. Você é o nosso código de trapaça final agora.”
“Eu estava sozinho… na sala de estar. Há um espelho de vestir na sala de estar do Dr. Kou. Eu estava sentado lá.”
He Xiaozhi falou muito lentamente. Normalmente, ele tinha dois estados. Um estava sombrio e bastante lento para responder, como agora, mas com sua psique relativamente calma. Infelizmente, esse clima calmo, mas abatido, não durou muito. Ele frequentemente desmaiava. Durante seus colapsos, seu temperamento ficava bastante ruim. Era evidente que ele estava se controlando com todas as forças, mas quando todas as secreções hormonais incomuns de um paciente estavam causando um humor instável, isso não poderia ser resolvido apenas com controle. Às vezes, ele ficava em um canto, chorando sem palavras. Às vezes ele gritava, até mesmo se machucava. Normalmente, em momentos como esses, o Dr. Kou, o profissional, tinha que contar com a medicação apropriada.
“No início, o espelho estava me refletindo, mas fiquei desmaiado por alguns minutos. Quando voltei a mim mesmo, vi vocês dois no espelho, e também…” Ele franziu a testa, sem saber muito bem como descrever aquela cabra alada empunhando uma corrente. “Aquele monstro do tamanho de um dinossauro estava gritando. Achei que vocês poderiam estar em perigo, então estendi minha mão sem pensar. Não esperava que passasse pelo espelho.”
Kou Tong virou a cabeça e perguntou: “No que você estava pensando quando saiu do ar?”
He Xiaozhi congelou.
Kou Tong caminhou até ele e se abaixou um pouco, levando seu olhar ao nível de He Xiaozhi. Com uma voz muito suave, ele disse: “Está tudo bem. Eu te disse, você pode me dizer qualquer coisa. Lembrar?”
He Xiaozhi olhou em seus olhos por um tempo. Como se tivesse encontrado alguma fonte de força, ele acenou com a cabeça e disse: “Eu estava me olhando no espelho, pensando… que sou um perda, que só pode ser um fardo para os outros – foi o que minha mãe disse. Eu não posso fazer nada. Eu não consigo nem morrer. Se eu morresse, causaria problemas para muitas pessoas. Tenho observado todos vocês correndo todos os dias, e não há nada que eu possa fazer para ajudar…”
“Quem disse isso?” Kou Tong o interrompeu. Ele tinha trabalhado de maneira grosseira. O espelho deve ter sido a projeção de He Xiaozhi neste espaço. Por razões específicas, suas reações foram bastante lentas e o tempo de análise do sistema foi bastante longo. Só poderia ser descoberto por meio de estímulos. Para tornar suas palavras mais persuasivas, Kou Tong apontou para Huang Jinchen e disse: “Você salvou nossas vidas. Se você não tivesse estendido a mão para fora do espelho, aquele cara teria sido achatado por aquela grande cabra alada.”
Esses não eram os fatos – porque embora os corvos fossem irritantes, eles não eram fatais. Na verdade, se ele tivesse um pouco mais de espaço e tempo, este atirador mágico poderia muito bem ter derrubado aquele monstro pelos olhos, não importando que também houvesse Kou Tong para ajudar.
Mas embora Huang Jinchen fosse bastante frio, ele não era um idiota; ele não queria estragar a atuação de Kou Tong por causa de uma ninharia irrelevante, então disse: “E por quem eu estava preso lá, sua alteza, a princesa femme fatale?”
Kou Tong disse: “Você consegue dizer isso? Quem foi tão descuidado que foi descoberto na hora? —Se você não tivesse vindo, eu ainda teria sido capaz de escapar.”
Huang Jinchen perguntou: “Fugir? Eu acho que teria sido mais prático para você escapar de suas roupas e ir seduzir aquela bruxinha.”
O jovem puro, He Xiaozhi, sentiu-se profundamente estressado. Ouvindo os dois trocando sujeira para frente e para trás, ele abaixou a cabeça e seguiu os dois homens como uma pequena senhora, caminhando por uma alameda através do campo em direção à pequena cabana de toras.
Mas Huang Jinchen virou a cabeça e disse seriamente a He Xiaozhi: “Essa moral diz aos adolescentes de sangue quente que, antes de se apresentar como um cavaleiro, você precisa encontrar o alvo certo. Existem diferenças entre as princesas.”
Talvez por causa da ampla vista no campo, ou talvez porque a fragrância das plantas carregava o cheiro calmante característico do grande ar livre, o humor normalmente baixo e instável de He Xiaozhi pela primeira vez mudou um pouco para melhor. Ele olhou para Huang Jinchen com um pouco de dúvida e perguntou: “Por quê?”
“As princesas são divididas em muitos tipos.” O especialista Huang puxou uma folha de grama do chão e a mordeu. Sem pressa, ele disse: “Existem princesas cuja a beleza é agradável, princesas cuja a beleza é comovente, princesas cuja a beleza é encantadora, e também…”
Ele apontou para as costas de Kou Tong. Com uma expressão triste, ele disse: “Aqueles cuja a beleza é envolvente.”
Kou Tong virou a cabeça e disse tristemente: “Er-Pang, não há nenhum rancor entre nós, não é?”
Huang Jinchen perguntou: “Para mostrar que você não está prendendo, você pode pensar em uma maneira de nos tirar daqui?”
Kou Tong pensou sobre isso e disse: “Este programa realmente parece uma caixa preta. Quando cada pessoa entra, eles correspondem a uma equação extremamente complicada. Falando razoavelmente, é assim que isso é implementado. Consequentemente, quando vi aquele espelho, fiquei incrédulo, porque quando o Projetor foi projetado, ele usava apenas um eixo do tempo, e um unidirecional. Se o espaço é estável, então sua dimensão é fixa. Portanto, os fenômenos de dobra espacial ou viagem no tempo são praticamente impossíveis.”
He Xiaozhi: “…”
Huang Jinchen: “…”
Huang Jinchen esfregou a testa. “Podemos usar a linguagem humana?”
“A aplicação de muitas equações matemáticas da física introduz um eixo de tempo, na grande maioria das circunstâncias unidirecional e irreversível. É da mesma forma que você, uma única pessoa, não pode estar simultaneamente em dois pontos de coordenadas espaciais no mesmo espaço e tempo”, disse Kou Tong. “O espaço ser incapaz de dobrar significa que a distância da ilha à minha casa é qualquer que seja a distância. Na mesma dimensão espaço-tempo, não pode haver um atalho ou porta que nos deixe desafiar esse comprimento e ir para casa diretamente da ilha.”
“Mas se o espelho não tivesse sido quebrado agora, nós realmente teríamos sido puxados de volta para casa através dele pela criança.” Huang Jinchen considerou. “E ele realmente estava em casa e estendeu a mão para nós na ilha.”
“Portanto, acabei de determinar que existem dois eixos de tempo neste espaço”, disse Kou Tong. “E o outro…”
Antes que ele pudesse terminar a frase, a porta da pequena cabana de toras se abriu de repente, e um cachorrinho saltitante e animado saltou para fora, seguido por um velho de cabelos brancos.
Kou Tong, que nunca esperava que houvesse uma pessoa aqui, congelou e esqueceu qual seria o resto de sua frase. O velho também congelou; ele também parecia muito surpreso.
O cachorro fez alguns círculos ao redor deles, seus olhos curiosos arregalados. Ele farejou, então instintivamente ficou longe de Huang Jinchen, agachando-se aos pés de Kou Tong, balançando a cabeça e mostrando a língua, olhando para ele de forma amigável.
Kou Tong acariciou a cabeça do cachorrinho, e o cachorrinho lambeu sua palma.
O velho riu e acenou para o cachorrinho. “HuanHuan, temos convidados!”
O cachorrinho chamado HuanHuan latiu e correu de volta para seu dono. Kou Tong e os outros foram até lá. O velho rapidamente acolheu-os dentro.
Esta era uma casinha muito comum que fazia uma pessoa se sentir extremamente aquecida.
A pele das mãos do velho estava muito solta, as costas das mãos cheias de manchas senis. Ele parecia estranhamente magro. Sua saúde deve ter estado fraca. Mas, por algum motivo, cada um de seus movimentos dava a sensação de que essa pessoa vivia com elegância.
Eles se sentaram em uma mesa de madeira incomum. Havia um vaso de flores frescas sobre a mesa. A água fervia na pequena chaleira ao lado da mesa.
“Meu sobrenome é Tian”, disse o velho. “Eu não sei o que aconteceu comigo. Abri os olhos e aqui estava eu com um cachorrinho que tive quando era jovem.”
Então Kou Tong soube que este Lao Tian era o sujeito consciente final. Ele tristemente pensou que este projetor inquieto era realmente aleatório. Havia um conjunto completo de homens e mulheres, jovens e velhos. Kou Tong teve que explicar o problema do Projetor perder o controle mais uma vez. Ele não tinha pensado que o velho não ficaria nem um pouco surpreso. Ele só usou a água fervida para fazer o chá, trouxe uma xícara para cada um e, suspirando de emoção, disse: “Então foi isso que aconteceu. Este mundo é realmente mágico. Algo muda todos os dias.”
Então Lao Tian ergueu a pequena xícara de chá e cheirou o aroma através do vapor denso. Então ele disse: “No começo, pensei que estava morto – tenho câncer nos ossos, estágio avançado. Minha família já havia sido avisada de que eu estava em estado crítico antes de vir para cá. Eu sentia fortes dores todos os dias, e depois ficava inconsciente quando a dor passava. As células cancerosas se espalharam. Muitos dos meus órgãos estavam falhando.”
“Bem aqui”, disse Lao Tian, apontando para um ponto em seu pescoço, “eles fizeram um corte e enfiaram em um tubo, e todos os dias eu dependia daquele tubo para sobreviver. Mais tarde, um dia, de repente eu estava bem acordado. Eu senti que não estava tão acordado há muito tempo. E eu poderia sentar e me mover. Então percebi que essa era a última explosão de força antes da morte. Meus filhos não estavam comigo. Eles estavam ocupados. Achei uma pena não poder dizer uma última palavra a eles. Eu ia chamar uma enfermeira para passar algumas palavras finais, mas naquele instante, vim para este pequeno quintal.”
Kou Tong imediatamente se sentiu estranho, sem saber o que dizer. Para todos os outros que foram atraídos pelo mau funcionamento do instrumento, ele poderia dizer que certamente encontraria uma maneira de resolver a situação o mais rápido possível e mandar todos para casa. Mas isso… O que ele deveria dizer?
Não importa o quão cruel foi prender uma pessoa na fronteira entre a vida e a morte; no futuro, quando todos fossem embora, o que aconteceria com ele? O estranho equilíbrio que sete pessoas haviam formado na mesma projeção de consciência era como um grande castelo de cartas. Ele poderia perder o controle ao menor frasco. Todos tinham que sair ao mesmo tempo. Eles não podiam deixar uma pessoa para trás no projetor.
Mesmo se eles realmente pudessem fazer isso, sem respostas recíprocas, a equação de projeção de Lao Tian teria que mudar também. Se essa estranha linha do tempo adicional desaparecesse, eles deveriam deixá-lo morrer em um espaço como este, separado de todo o mundo por uma dimensão intransponível?
He Xiaozhi segurou sua xícara de chá sem expressão. Até Huang Jinchen ficou sem palavras.
“Sinto muito…” Depois de protelar por um longo tempo, Kou Tong finalmente cuspiu isso. “Eu não sei como… me desculpe.”
Mas Lao Tian sorriu. “O que há para se desculpar? Se não fosse pelo seu acidente, eu já estaria enterrado agora. Para poder viver com saúde mais alguns dias, quem não gostaria disso?”
“Venha.” Lao Tian se levantou e chamou. O cachorrinho HuanHuan saltou atrás dele. Lao Tian abriu a porta. Na pequena cerca cresciam flores desconhecidas, parecendo ainda conter o primeiro orvalho da manhã, tão tenro, tão bonito. “Reparei que estas flores são iguais todos os dias. Às vezes, algumas pétalas caem e, depois de um tempo, eu olho de novo, e elas estão como antes. Jovem, você pode explicar isso?”
Kou Tong hesitou por um momento. Com uma voz ligeiramente rouca, ele disse: “Este eixo de tempo adicional foi alterado pelo espaço. Não é uma linha; ele se transformou em um loop. Apenas um loop é eterno. É como quando um avião está fechado, as pessoas que vivem nele nunca conseguem ‘sair’ dele. Este eixo do tempo é um eixo do tempo em loop. Está se repetindo constantemente por um curto período de tempo. É por isso que você pode…”
Vivo em um último momento de glória moribunda.
“Eu vejo.” De repente, vendo a luz, Lao Tian disse, sorrindo: “A pessoa que projetou esta coisa realmente era um gênio.”
O coração de Kou Tong afundou. Ele não achava que era um gênio.
Mas Lao Tian deu um tapinha em seu ombro. “Um eixo de tempo para os outros é uma vida inteira para mim. Não é mágico? Estou planejando dar um nome a este quintal, chamá-lo de Toda Uma Vida. Mas esta sua máquina ainda precisa ser consertada. Quando for consertada, diga-me, e eu posso passar algumas últimas palavras. Se você puder me avisar com antecedência para que eu não tenha pressa, tome meu tempo para dizê-las, seria o melhor.”
Huang Jinchen interrompeu de repente. Ele olhou para o velho como se tivesse visto algo incrível. Ele perguntou: “Você não tem medo da morte?”
“Eu não quero morrer”, disse Lao Tian depois de pensar sobre isso, “mas as pessoas têm que morrer. Ninguém pode fazer nada a respeito. Viva bem e morra quando chegar a sua hora. Desde tempos imemoriais até agora, não foi sempre assim?”
Huang Jinchen olhou sem expressão, como se estivesse estupefato.
Na primavera, uma montanha cheia de flores gerará pequenos botões; uma fragrância transformada de água e terra se espalhará para longe, atraindo abelhas e borboletas. No verão, as plantas tornam-se incomparavelmente grandes, crescendo ramos e folhas que podem bloquear o sol, tão verdes que podem pingar óleo. Os céus também estarão excepcionalmente claros, a Via Láctea como um pedaço de cetim. No outono, as folhas verdes ficam amarelas, os galhos dão frutos. Os rios ficarão cada vez mais claros, planejando chegar ao mar sem limites antes da geada.
E no inverno, nevará forte e toda a vida voltará ao silêncio. A vastidão do céu e da terra serão todos lavados, sepultando os mortos, aguardando a nova vida do ano que vem.
Estas são as regras do mundo, como a vida e a morte de uma pessoa.
O velho moribundo foi pego em um loop temporal ilimitado em uma fenda entre a vida e a morte. Segurando uma pequena xícara de chá, ele virou a cabeça e ficou com as costas contra a luz, estendendo sua sombra por muito tempo. O cachorrinho ao lado dele mastigava as plantas que seriam restauradas depois de um tempo.
Kou Tong de repente teve a sensação de que queria, como He Xiaozhi, derramar lágrimas silenciosas.
**************************
Créditos:
Tradução: Rayani (@faveswonho)