Intinerant Doctor/Youyi - Capítulo 19
Capítulo 19 – Intervenção
Aviso: Este capítulo pode conter conteúdo sensível para alguns leitores!
Huang Jinchen correu dois passos na brisa fria da noite e, de repente, sentiu que algo estava errado. Ele puxou Kou Tong para trás, tirou a jaqueta, que balançava com o vento, e a vestiu. No meio da turbulência, ele disse em voz alta: “Chefe, você não pode ir para a batalha vestido assim!”
Kou Tong disse: “Merda, irmão, estamos prestes a morrer, não seja tão intrometido.”
Huang Jinchen disse: “Hein?”
Kou Tong disse: “Já aconteceu antes que um paciente não conseguisse distinguir o espaço da realidade e se matasse por dentro. Depois que o sujeito consciente desmorona, o espaço desaba imediatamente…”
Huang Jinchen disse: “Não é para melhor? Nós vamos sair, então.”
Kou Tong disse: “Como o inferno! Eu já disse que estamos em um programa de loop fechado desconhecido agora. Eu não estava planejando usar este programa quando o criei, então não defini os valores limite da projeção!”
Huang Jinchen reagiu rapidamente. “Então, você quer dizer que, se ficar pendurado aqui, pode realmente ficar pendurado na parede a partir de então?”
Kou Tong refletiu e disse sistematicamente: “Não tenho como determinar isso. A possibilidade é provavelmente meio a meio.”
Huang Jinchen ficou em silêncio por um momento. Então ele gritou: “Foda-se! Então o que você está esperando?! Corra!”
Os dois correram pelas ruas que tremiam como um terremoto de magnitude 4. Embora Huang Jinchen admirasse Kou Tong da mesma maneira que admirava um vaso de porcelana antigo pintado à mão, ele agora estava profundamente ciente de que esse meio superior, parte do último ano, realmente não era confiável como um vaso. Ele sentiu um arrepio subir por sua espinha, um calafrio sombrio sobre o futuro que surgiu do coração.
Os dois correram pela rua como se estivessem caminhando por montanhas, evitando incontáveis ataques óbvios e ocultos. Eles chegaram ao final de um prédio alto – foi muito fácil de encontrar, porque toda a área ao redor deles estava desabando, enquanto apenas essa pequena área parecia o olho da tempestade, estranhamente silenciosa.
Por motivos profissionais, Huang Jinchen era particularmente sensível a edifícios altos. Quase imediatamente, ele viu um adolescente no telhado, com os pés esticados suspensos no ar, sentado no parapeito, os braços magros plantados de cada lado do corpo, segurando o parapeito, olhando para baixo com uma expressão indistinta.
“Lá em cima.” Huang Jinchen puxou Kou Tong, seu olhar rapidamente se virando para o lado. “Me siga.”
Ele familiarmente levou Kou Tong pela passagem de emergência do prédio. A porta estava trancada, mas aos olhos de Huang Jinchen, essas fechaduras podem muito bem não ter existido. Parecia haver um superprocessador em seu cérebro que poderia transformar qualquer tipo de distorção tridimensional desconcertante que deixaria os outros tontos em um mapa de níveis para manequins.
Cinco minutos depois, quando Kou Tong estava parado atrás de uma grande porta que há muito caíra fora de conserto, olhando através do vidro embaçado em cima dela para o adolescente de costas para eles, sua figura desviada pelo vento, ele suspeitou de alguma forma que este prédio era na verdade o quintal de Huang Jinchen.
Huang Jinchen orgulhosamente fez um gesto em direção a ele – Bem, eu não sou incrível?
Kou Tong não deu atenção a ele. Ele estava observando atentamente as costas do adolescente.
Não era um problema agora de uma pessoa querer se matar. Se ele saltasse, era provável que todo o edifício desabasse, ou mesmo toda a área poderia ser impactada por esse sujeito consciente. Ninguém sabia se havia alguma conexão mística entre as sete pessoas que foram acidentalmente atraídas.
Não quero vê-la morrer de novo… Mesmo agora, durante toda a noite, Kou Tong ainda não tinha conseguido dizer ‘mãe.’
Kou Tong fez um gesto de “fique parado e não se mexa” para Huang Jinchen. Então ele rapidamente abriu a porta nojenta à sua frente e avançou diretamente para… uma pilha de caixas de papelão a cinco metros de distância do adolescente que queria pular.
Huang Jinchen: “…”
O adolescente se assustou. Meio batimento lento, ele virou a cabeça para olhar para este homem estranho.
Ele descobriu que essa pessoa estava vestindo apenas um roupão de banho com uma jaqueta que obviamente não cabia nele. Ele apressadamente abriu a porta e saiu. Ainda havia um traço de suor em suas têmporas. Ele tinha uma aparência bizarra e lamentável.
Era um excêntrico, mas o que isso tinha a ver com ele? o adolescente pensou entorpecido. – Depois de hoje, uma vez que ele cumprisse sua despedida do mundo inteiro, ninguém mais teria nada a ver com ele.
O adolescente abriu a boca, querendo alertar o homem para cuidar da própria vida, mas descobriu que o homem nem olhava para ele. Ele estava agachado irritado no chão, pegando uma pilha de caixas de papelão no canto, levantando-as e olhando, como se procurasse por algo. Depois de vasculhar por um longo tempo, ele não encontrou nada. Então ele bateu em cada uma das barras da grade, uma por uma.
A expressão do homem estava extremamente agitada, tanto que o olhar do adolescente foi involuntariamente atraído por ele por um momento. Naquele momento, o homem já havia chegado na frente dele.
Kou Tong inclinou a orelha e bateu nas barras da grade uma a uma, como se determinasse algo com base no eco interno. Então, por fim, ele ergueu a cabeça e olhou para o adolescente. Ele disse a ele: “Com licença, você pode descer? Não consigo ouvir claramente com você sentado aí.”
O adolescente franziu a testa, simplesmente incapaz de acreditar no que estava ouvindo – ele estava prestes a pular dali, e alguém apareceu abertamente dizendo-lhe para descer. Ele olhou para Kou Tong incrédulo por um tempo, então disse friamente: “Você pode esperar mais cinco minutos. Estou prestes a pular daqui. Você pode bater o quanto quiser, então.”
Mas essa pessoa agarrou irracionalmente seu cabelo já bagunçado e disse com muita impaciência: “Por que você está com tanta pressa de pular? Espere um pouco e depois pule. Tenho negócios urgentes!”
O adolescente se sentiu insultado. Embora ele tivesse decidido acabar com a própria vida, essa deveria ter sido uma ação solene e comovente, depois de ter chegado ao extremo de grande confusão e desespero. Quando esse canalha que vinha sabe-se lá de onde disse isso, o ato sagrado do ‘suicídio’ parecia esperar na fila para usar um banheiro público!
“Eu quero pular!”
“Eu quero bater!”
O observador Huang Jinchen cobriu rapidamente a boca, com medo de escorregar e rir durante a apresentação.
O adolescente xingou furiosamente: “De onde você veio, lunático?!”
Kou Tong praguejou de volta: “Você é o lunático! Apenas lunáticos saltam de edifícios! Você está poluindo o meio ambiente!”
O adolescente disse: “Você …”
Kou Tong o agarrou pelo colarinho e o arrastou do ar, fazendo Huang Jinchen pular de nervosismo enquanto observava. O adolescente tinha dezesseis ou dezessete anos. Embora fosse bastante magro, ele ainda era uma pessoa, não um pintinho sem penas.
Seu cérebro era como seu sobrenome [1]; A mente do Mestre Huang, cheia de todos os tipos de cores bizarras, revelou algumas pequenas noções fantásticas – ele pensou: esse cara parece muito magro, mas na verdade é muito forte. Seu corpo deve ser impressionante.
Huang Jinchen olhou pela fresta da porta aberta e viu que em algum ponto o chão trêmulo e os prédios em colapso haviam se acalmado. O adolescente estava com uma raiva enorme, sua raiva em relação ao saltador já encobrindo seu desejo de saltar totalmente desenvolvido.
Mas Kou Tong nem olhou para ele. Ele estava totalmente absorvido em bater no corrimão com a orelha inclinada, quase colando nas barras de metal geladas, sua expressão tão séria como se estivesse recebendo um noticiário de TV do espaço sideral.
O adolescente friamente observou-o bater em toda a volta, então, lentamente, deu as costas para a grade e sentou-se no chão.
Kou Tong acendeu um cigarro e olhou para o adolescente com uma expressão indiferente. Ele apontou com o queixo. “Tudo bem, vá em frente e pule.”
O adolescente estava fora de si de fúria.
As mangas ligeiramente largas de Kou Tong caíram um pouco, revelando antebraços cobertos de cicatrizes.
Huang Jinchen parou de rir. Encostado em um canto contra a luz, ele observou Kou Tong com atenção. Sua visão era excelente. Desse ângulo, ele podia ver as cicatrizes claramente, uma após a outra, muito confusas. Mas, de qualquer maneira, tudo parecia ter sido feito por ele mesmo.
Ele se lembrou de como Kou Tong reagiu como se eletrocutado quando os encontrou antes, mas agora ele os estava trazendo como adereços sem se importar.
Huang Jinchen coçou o queixo. Ele não parava de pensar que Kou Tong estava em dois estados completamente diferentes no trabalho e em particular. Não podia ser visto na superfície, mas nos detalhes era como o chamado transtorno de personalidade múltipla.
Cumprindo as expectativas, o olhar do adolescente pousou em seus braços. Ofegando, Kou Tong disse: “O que você está olhando? Oh… isso? Isso não vai te matar. Você tem que mirar em uma artéria principal para que ela funcione e, mesmo que vise uma artéria principal, ainda levaria muito tempo para morrer. A taxa de sucesso não é muito alta. Se você quer morrer, acho que a ideia de pular de um prédio é muito boa, mais confiável do que pílulas para dormir ou cortar os pulsos.”
O adolescente hesitou, então se sentou ao lado dele. “Como isso aconteceu?”
Kou Tong olhou para ele. “Fui ao parque florestal e fui arranhado por um grande urso preto.”
O adolescente bufou. “Mentiroso.”
Kou Tong o ignorou indiferentemente. Depois de um tempo, o adolescente falou sozinho. “Eu também tenho cicatrizes assim.”
Então ele arregaçou as mangas. Em sua pele lisa, havia até cicatrizes que ainda não estavam totalmente curadas. Eles estavam manchados de sangue. Os dois sentados lá juntos pareciam dois companheiros de cela de uma toca de prisão discutindo suas experiências de tortura.
“Qual o seu nome?” Kou Tong perguntou.
“He Xiaozhi”, disse o adolescente.
“Entendo.” Kou Tong acenou com a cabeça. Ele fez uma pausa e disse lentamente: “A pessoa que mais amei nesta vida, ela me abandonou”.
He Xiaozhi virou a cabeça para olhar para ele. Ele disse: “O quê?”
Huang Jinchen também esticou o pescoço e olhou. Ele pensou: O quê?
O rosto de Kou Tong estava um pouco borrado sob a luz das estrelas, até um pouco cansado. Isso quase o fez não parecer um jovem, dando-lhe um ar indescritível de ter vivido muitas mudanças…
Kou Tong continuou: “Antes de partir, ela disse que me deixou algumas coisas, aqui neste telhado, mas não consigo encontrá-las.”
He Xiaozhi perguntou: “Então, por que você estava batendo nas barras?”
Kou Tong disse: “Ela bateu na grade nesse ritmo. Venho aqui todos os anos neste dia para bater. Mas nunca consegui encontrar as coisas.”
“Oh.” He Xiaozhi parou por um momento. Ele não conseguia entender especialmente esse comportamento. Ele ainda achava que estava um pouco louco. Então ele disse para consolá-lo: “Não pense mais nisso. Não é sua culpa se os outros o abandonaram.”
Kou Tong perguntou: “Então, por que você está fazendo isso?”
“Eu acho… que não há sentido em viver.” A expressão de He Xiaozhi turvou por um tempo. Então ele apoiou o queixo nos joelhos e disse lentamente: “O que posso fazer se estiver vivo? Não consigo pensar em uma resposta, então é melhor morrer.”
“Viver… é muito doloroso.” Sua voz ficou cada vez mais baixa, cada vez mais lenta. A raiva que sentiu no início porque seu suicídio foi interrompido por Kou Tong o deixou rapidamente, como um bem facilmente consumível.
Kou Tong franziu a testa. Ele sabia que sua intervenção na crise havia sido bem-sucedida, mas esse adolescente chamado He Xiaozhi deve ter um problema sério. Não poderia ser resolvido com alguns dias de conversa. Ele pensou sobre isso, então perguntou hesitantemente: “Você é tão jovem. Que dor você sente?”
Os cantos da boca de He Xiaozhi se curvaram como se ele quisesse sorrir, mas o sorriso não tomou forma. Ele desapareceu rapidamente. Ele parecia não querer mais explicar. Depois de muito tempo, ele disse baixinho a Kou Tong: “Acho que, se eu fosse embora, a vida de muitas pessoas melhoraria um pouco. Você não entenderia.”
Nisso, ele estava errado – as sobrancelhas de Kou Tong se moveram de repente e um pensamento passou por sua mente. Ele não continuou o assunto sobre o significado de ‘viver.’ Ele tirou a ponta do cigarro e deixou-o cair do prédio. Com uma risada zombeteira, ele disse: “Você quer morrer? Acho que você está sendo lento demais. Você notou isso?”
He Xiaozhi ergueu a cabeça e olhou para ele meio batido lento. Sua expressão estava em branco.
Kou Tong o ergueu pelo colarinho, levantando-o do chão. Ele o puxou para a grade. Apontando para a desordem, ele disse: “Venha aqui e olhe.”
A expressão nos olhos de He Xiaozhi era um pouco vazia, como se ele estivesse um pouco fora de si, como se ele tivesse se refugiado em seu próprio mundo. Mas mesmo assim, depois de olhar para baixo por um longo tempo, ele ainda percebeu que algo estava errado. Ele não resistiu a apontar à distância e dizer: “Aquilo… não é um cinema? Por que se transformou em um prédio de escritórios? E o mercado de vegetais ali acabou, e não há supermercado…”
“Mesmo se você pulasse, você não morreria.” Kou Tong o deixou ir. Apontando para os arredores, ele disse: “Você sabe o que quero dizer com dizer que venho bater na grade todos os anos?”
He Xiaozhi franziu a testa.
O vento forte no topo do prédio bagunçou o cabelo bagunçado na frente da testa de Kou Tong. Com um sorriso ligeiramente ridículo, ele disse: “Como este não é o mundo real, o tempo e o lugar aqui são desordenados e ilógicos. Minha linha do tempo e a dela se dividiram em duas metades. Eles se conectam aqui. Então, neste ponto de união, posso ser capaz de encontrar as coisas que ela escondeu durante aquele tempo… Oh, tudo bem, você não entende. Você já ouviu falar do projetor?”
“Um projetor de slides com lanterna?”
Kou Tong cuspiu. “É assustador como as crianças não estudam e são tão incultas – o Projetor é um novo instrumento complementar para o tratamento psicológico. Seu nome completo é instalação de projeção com mudança de frequência multidimensional. Tivemos um acidente durante um experimento, levando a consciência de muitas pessoas a ser atraída para o espaço alterado. Você entende isso?”
He Xiaozhi olhou fixamente e balançou a cabeça.
“Você ainda não entendeu? Então apenas observe.” Kou Tong o segurou pelo colarinho e pressionou sua cabeça para baixo. “Você vê as janelas quebradas e as ruas caóticas? Isso é tudo por sua causa.”
Os olhos de He Xiaozhi se arregalaram.
Kou Tong o pressionou: “Acabei de determinar que você é um dos sujeitos conscientes deste espaço.”
“…Eu?”
“Se você tivesse conseguido se matar agora, o espaço que está sob a influência de sua consciência teria desabado e todas essas pessoas teriam morrido.”
Os olhos de He Xiaozhi se arregalaram, mas Kou Tong riu friamente. “Mas a única pessoa que não teria morrido é você. Sua consciência teria entrado no cache da instalação e, em seguida, teria sido liberada. Isso ocorre porque quando a instalação da projeção foi planejada, por uma questão de segurança, alguns princípios de valor limite foram definidos.”
Huang Jinchen pensou silenciosamente: Você não acabou de dizer que os limites do Projetor acabaram?
Qual versão foi inventada?
Então ele ouviu Kou Tong dizer asperamente: “Isso não seria mais um assassinato. Seria um massacre.”
–
Nota da tradutora:
[1] O sobrenome de Huang Jinchen, 黄, significa ‘amarelo’ e também é usado para significar ‘pornográfia.’
**************************
Créditos:
Tradução: Rayani (@faveswonho)