Intinerant Doctor/Youyi - Capítulo 10
Capítulo 10
Lao Yao (5)
Não houve trabalho adicional naquele dia. Huang Jinchen não tinha nada para fazer, então ele colocou uma arma nas costas e foi investigar a “grande caldeira”. Desta vez, ninguém entrou com ele. Com uma espécie de ar exploratório, ele entrava e saía, brincando.
Kou Tong teve que voltar ao hospital para tirar o gesso. Ele saiu logo de manhã. Daí em diante, ele poderia finalmente ficar em pé e andar como um ser humano.
Quando ficavam gravemente feridos, as pessoas sempre tinham que pagar um preço se tivessem passado da adolescência, mas ainda estivessem causando estragos como se estivessem no ensino médio – por exemplo, embora o Dr. Kou tenha saído do hospital por conta própria como um ser humano, sua postura de andar ainda era bastante original. Sua perna ferida não conseguia encontrar força e não cooperava muito harmoniosamente. Depois de segurar a parede e balançar, praticando por um tempo, ele estava cansado o suficiente para vacilar. Então ele decidiu se dar um dia de folga.
Ele avisou o general Zhong. Em pé, Kou Tong considerou a direção futura de sua vida em uma postura muito elegante. Em seguida, ele acenou com a mão para sinalizar um táxi.
Ele passou pelo centro da cidade e chegou a um quarteirão bastante remoto. Embora ele estivesse andando sobre uma perna e meia, ele ainda passou suavemente sobre a grade dilapidada de uma escola primária para filhos de trabalhadores migrantes, pegando um super atalho para um pequeno beco atrás da escola.
Este lugar esquecido pelos planejadores da cidade tinha o playground da escola quase abandonado de um lado e casas baixas de um andar do outro. As caixas de papelão gastas de alguém bloqueavam o caminho. Havia espaço suficiente para uma única pessoa passar. O grito agudo de um gato fez Kou Tong erguer a cabeça. Ele viu um gatinho de rua deitado no telhado de tijolos e telhas, trêmulo com o rabo para cima e olhando-o com os olhos arregalados.
O Dr. Kou, que conseguia apaziguar bebês que choravam à noite, apalpou o bolso e descobriu um pedaço de doce de leite. Ele rasgou a embalagem e ficou na ponta dos pés.
O gato de rua provavelmente ainda era um gatinho. Foi muito tímido. Ao ver alguém estender a mão em sua direção, ele não resistiu e recuou, com a cauda balançando com maior frequência. Ele mostrou cautelosamente dentinhos afiados que ainda não haviam crescido totalmente e, dando uma demonstração de força, gritou de novo.
Dr. Kou colocou o doce de leite na borda de um ladrilho. O gatinho de rua hesitou. Então, como se achasse que essa pessoa era inofensiva, miou duas vezes e, hesitante, deu um passo à frente. Ele abaixou a cabeça para cheirar o doce branco leitoso, então o lambeu.
Kou Tong sorriu, se virou, tirou os óculos de proteção ultravioleta do bolso, colocou-os e caminhou lentamente como uma fera em roupas humanas.
No final das casas, havia uma pequena loja com um deus de porta preso à porta e uma espada de madeira de pêssego pendurada. As paredes internas estavam repletas de talismãs amarelos desenhados com cinabre. Como um visitante frequente, Kou Tong afastou a cortina suja e gordurosa e entrou. Ele se inclinou na porta, esperando, e viu uma mulher de meia-idade de costas para ele, conversando com um velho cego bizarro de óculos escuros.
O velho disse: “Olhando para o seu e seus Oito Personagens… eh, há algo que eu realmente não deveria estar dizendo.”
“Por favor, me diga, senhor.”
“Eh, há um ditado que diz que é melhor destruir dez templos do que um casamento solteiro, mas marido e mulher devem passar os dias juntos dia após dia. Seus destinos não devem ser mutuamente destrutivos. No passado, quando os antigos eram casados, eles tinham seus Oito Personagens contados para ter certeza de que combinavam e escolhia uma data auspiciosa. Só então eles poderiam marcar uma data para se casarem. Mas as pessoas hoje em dia, elas perderam as tradições de seus ancestrais. Olhe aqui, senhora, nos anos desde o seu casamento, seu marido, ele tem tido dificuldades em sua carreira?”
“Sim! Desde jovem, ele nunca foi capaz de realizar suas ambições. No começo, ele ainda podia fazer progressos, mas depois foi piorando e piorando…”
“E ele começou a beber em excesso.”
A mulher disse: “Sim! Como você pode saber tudo?”
“Seu filho deve ser um adolescente, em breve terá um teste…”
“Teste na escola.”
O velho torceu a barba, franziu os lábios e calculou por um tempo, sacudindo e balançando a cabeça. Ele suspirou. “Senhora, você tem um destino de fogo, e seu marido, ele tem um destino de madeira. Pense nisso, quando a madeira encontra o fogo, ela não queima?”
Kou Tong observou a mulher estúpida olhando para o velho como se estivesse segurando sua última esperança. “Então, senhor… o que devo fazer?”
“Seus Oito Personagens e os dele estão em desacordo. Vocês não deveriam estar juntos nesta vida. Depois de seu casamento, seu marido deve ter encontrado muitas pessoas vis e ter sido obstruído em sua carreira. Você também deve ter provado a amargura do mundo mortal enquanto estava com ele. Suportando adversidades, a cada dia seu temperamento fica irascível, até que ele nem consegue se controlar, não é?”
“Sim Sim! Verdade, demais! É apenas como você diz!”
“O ressentimento entre vocês dois vem de suas vidas passadas. A perturbação ainda não terminou nesta vida. Temo que… no futuro, cairá sobre o seu filho também.” O velho continuou a cambalear. “Ultimamente… a criança tem tido problemas na escola?”
Esta frase abriu o sistema de abastecimento de água para a mulher. Seus olhos ficaram vermelhos instantaneamente e grandes lágrimas caíram. Depois de um longo tempo, parando e começando, ela disse: “Eu entendo… o que você quer dizer, eu sei, nós dois, nunca deveríamos ter ficado juntos.”
O velho, muito atenciosamente, pegou um lenço de papel e deu a ela.
A mulher desmoronou emocionalmente, soluçando. Depois de soluçar por um longo tempo, cerca de quinze minutos, ela lentamente se acalmou. Uma expressão determinada apareceu em seu rosto. Ela tirou uma pilha de notas vermelhas de sua bolsa e colocou sobre a mesa. “Velho imortal, muito obrigado. O que você disse está certo! Vou fazer o que tenho que fazer e me divorciar dele. Vou pegar meu filho e criá-lo como um homem.”
“Ei, ei, bom…” O que era bom era o dinheiro. Uma luz azul estava prestes a começar a brilhar nos olhos do velho. Suas mãos como pés de galinha tentavam agarrá-lo quando Kou Tong, encostado na porta, soltou uma tosse forte. O velho viu-o e, como se apanhado no ato de roubar, rapidamente recuou as mãos e pareceu justo e correto, como se considerasse o dinheiro uma sujeira sem valor. “Bem, você está sendo muito educada. Não quero seu dinheiro, senhora. As pessoas do mundo estão confusas. Para aqueles que cultivam, como eu, apontar as pessoas para o caminho certo é o equivalente a melhorar nosso próprio carma, acumulando bom carma para nós mesmos. Ficamos bem sem coisas que fedem a dinheiro. Leve isso de volta. Se você acha que o que eu disse tem mérito, quando sua família e amigos estiverem em dificuldades no futuro, eles podem vir me ver.”
Kou Tong queria rir, mas pensou que na presença daquela amargura como o familiar de uma vítima de assassinato, não seria muito apropriado para ele rir, então ele teve que se conter, sentindo que os músculos de seu rosto estavam se contraindo um pouco. Ele desviou o rosto e os esfregou furtivamente.
Quando a mulher saiu com profusa gratidão, ele ostensivamente entrou e se sentou na frente do velho. “Imortal Ji, você vai dizer a minha sorte?”
Imortal Ji olhou de soslaio para ele e bufou. Ele se levantou lentamente, fechou a porta e pendurou uma placa dizendo “Três fortunas completadas, venha amanhã cedo.”
Então ele virou a cabeça e olhou para Kou Tong, fervendo de raiva. “Há alguma necessidade de dizer a sua sorte? Você é um portador de má sorte. Você atrapalhou meu sustento!”
Kou Tong disse: “Não fale merda. Incentivando a mulher a se divorciar e pegando seu dinheiro, você não está preocupado que os Reis do Inferno vão puxar sua língua para fora quando você chegar lá?”
Imortal Ji rudemente deu um tapa na nuca dele. “Você é quem está falando merda. Isso é superstição feudal!”
Kou Tong olhou para ele com admiração, pensando que até um carro blindado seria inferior ao lado de um rosto tão grosso!
O Imortal Ji acendeu um cigarro e disse lentamente: “Ela veio até mim muitas vezes. Ela tem muitos ferimentos. À primeira vista, eles vêm da violência doméstica. Você viu as roupas dela. Embora não sejam roupas de marca, ainda são de muito bom gosto. Ela deve ser uma mulher que se preocupa com as aparências e gosta de limpeza, mas veio aqui de chinelos – se ela não estivesse perdendo o juízo, estaria com tanta pressa?”
Ouvindo isso, Kou Tong achou que fazia algum sentido. Ele perguntou: “Como você sabia que o marido dela não era capaz de realizar suas ambições por ter encontrado pessoas vis? E que ele bebe em excesso?”
“Bem, ela mesma me disse.” O velho soltou um anel de fumaça vagaroso. “Ela mesma disse que o marido não volta para casa depois do trabalho, mas brinca com os outros do lado de fora e só volta no meio da noite. Já vi muitos homens assim. Quando estão em público, eles se deixam intimidar e se mostram impotentes. Então, à noite, eles bebem um pouco de lixo barato e vão para casa para jogar seu peso com suas esposas. Não importa por que eles são incapazes de realizar suas ambições, na maioria das vezes eles ainda vão culpar os outros. ‘Encontrei pessoas vis’ deve ser sua própria desculpa. Enfim, aquela mulher, ela não me parece o tipo de suportar humilhações. Os dois devem brigar muito. Como ela poderia não estar irritada, passando sua vida com uma pessoa assim?”
Kou Tong riu. “Então como você sabia que as notas do filho dela não eram as ideais? A criança pode ter sido particularmente sensata. Todos não dizem que os filhos dos pobres começam a administrar a família desde cedo?”
“Quando eu disse que as notas da criança eram ruins?” Imortal Ji estava entretido. “Eu apenas perguntei a ela se a criança estava tendo problemas na escola. Se houvesse problemas, ela naturalmente pensaria que eu tinha acertado em cheio e, se não houvesse problemas, eu não poderia simplesmente dizer ‘isso é bom’ e seguir em frente? Quando ela veio da última vez, havia um livro de exames simulados que ela comprou para a criança em sua bolsa. Eu vislumbrei um canto dele. Então eu sabia que devia haver uma criança dessa idade na casa dela. Mesmo que a criança não tivesse problemas na escola, ao ouvir isso, ela ainda teria pensado que eu não faria uma pergunta inútil. Teria sido um aviso para ela de que a criança estava em um momento crítico e ela tinha que se prevenir contra possíveis problemas.”
Kou Tong ficou sem palavras, de repente pensando que aqueles velhos adivinhos eram os verdadeiros especialistas.
O Imortal Ji olhou para ele e disse: “Como é que você tem tempo para vir me ver e não está brincando?”
“Minha perna está me incomodando”, disse Kou Tong sem corar e magnânima. “Saí há um tempo e sofri um acidente, quebrei a perna e o gesso acaba de ser retirado. Ainda não está funcionando bem. Isso estragaria a diversão.”
Imortal Ji olhou para os óculos em seu rosto e bufou tristemente, murmurando: “Isso é evasivo.”
“Eu só… de repente queria vir e sentar com você por um tempo,” Kou Tong finalmente disse baixinho depois de um tempo.
“Você pode se sentar comigo. Tire seus óculos, olhe aqui.” Imortal Ji gesticulou para seus próprios olhos. Ele havia tirado os óculos de sol em algum momento. Seus olhos não só não eram cegos, como também tinham a incisividade particular de um velho.
Kou Tong hesitou.
Sem aviso, Imortal Ji arregaçou a manga da camisa, revelando as cicatrizes bagunçadas no antebraço do Dr. Kou, que usava camisas de mangas compridas o ano todo. A maioria dessas cicatrizes eram cortes de instrumentos pontiagudos; alguns eram queimaduras de cigarro. Os cortes eram todos profundos por fora e superficiais por dentro, como se… ele mesmo os tivesse feito.
O Imortal Ji disse friamente: “Eu já vi isso. O que você ainda tem medo que eu veja?”
Kou Tong riu ironicamente e abotoou a manga, abotoando o punho. Ele tirou os óculos e olhou silenciosamente para Imortal Ji.
“Você tem sonhado de novo?” o velho perguntou, fumando seu cigarro.
“Sim.” Kou Tong entrelaçou os dedos e colocou os cotovelos na mesa. “Desta vez eu quebrei o espelho e ele quebrou, mas a pessoa dentro não saiu… eu sinto… como se ele não fosse sair pelo resto da minha vida.”
Imortal Ji não respondeu.
“Quando me levantei, vi o espelho do meu quarto e automaticamente fiz a mesma coisa que faço no meu sonho – sorri para o espelho. Mas a pessoa no espelho não sorriu para mim. De repente pensei então que…”
“Que outra pessoa apareceu no espelho?” Velho Ji perguntou.
“Não… que eu estava preso no espelho. Quase quebrei o espelho novamente. Só me recuperei quando meu colega me chamou.” Kou Tong franziu a testa, sua expressão de repente um pouco cansada. “Claro, posso ter ficado confuso logo de manhã, mas Velho Ji, não somos pessoas que acreditam em nossas próprias mentiras. Tenho medo de que… se as coisas continuarem assim, isso vai se tornar uma alucinação.”
O velho franziu a testa. “Com medo de ficar preso no espelho – que tipo de ansiedade é essa? Você já esteve dentro do seu próprio espaço de consciência?”
“Sim. É muito instável e desmorona com bastante facilidade.”
“Oh…” O velho pensou por um longo tempo, então falou com cautela: “Kou Tong, você está com um pouco de medo que…”
Mas antes que ele pudesse terminar de falar, o telefone no bolso de Kou Tong tocou. Ele o tirou, olhou para o visor do chamador e explicou casualmente: “É Su Qing, pedi a ele que procurasse alguém para mim ontem… Alô?”
No momento em que pegou o telefone, a leve ansiedade, palidez e abatimento de Kou Tong desapareceram magicamente, como se ele fosse mais uma vez um homem que pudesse brilhar quando recebesse um pouco de sol, tão feliz que era como se ele não tivesse crescido pra cima. Depois de menos de duas frases, ele se levantou rapidamente. “Já entendi, obrigado… Tudo bem, sem problemas, vou convidá-lo para jantar em outra hora.”
Então ele rapidamente disse adeus ao Imortal Ji. “Eu tenho algo para fazer hoje. Não vamos falar mais. Eu voltarei a vê-lo em outra hora.”
Ele se virou e correu.
**************************
Créditos:
Tradução: Rayani (@faveswonho)