Antidote (Jie Yao) - Capítulo 84
Capítulo 84
Ele provavelmente saiu para almoçar.
Ele pode ter saído para cobrar o aluguel.
Talvez ele tenha ido à loja para comprar cigarros.
É possível que a bateria do seu telefone esteja descarregada.
…
Antes de notar os papéis da caixa de cigarros na mesa, Cheng Ke ainda podia descartar o fato de que Jiang Yuduo não havia desligado seu telefone, apesar de inúmeras razões plausíveis para sua ausência. Ele se consolou com a ideia de que Jiang Yuduo provavelmente retornaria em breve.
No entanto, enquanto várias folhas de papel de caixa de cigarro estavam sobre a mesa, os pensamentos de Cheng Ke mudaram. Ele imediatamente se lembrou de que quando saiu da sala depois de assistir ao vídeo ontem, Jiang Yuduo estava escrevendo algo naqueles mesmos papéis.
A percepção o atingiu como uma marreta.
Arrependimento.
Por que ele não perguntou sobre isso naquela época?
Jiang Yuduo raramente escrevia algo por conta própria, então por que ele não perguntou naquele momento?
Ele poderia ter perguntado, ou até mesmo dado uma olhada no que estava escrito, poupando-se da angústia que estava sentindo agora.
“Droga!” Cheng Ke cerrou os dentes e xingou mais uma vez.
Após abaixar a cabeça, fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes, ele empurrou a mesa que havia movido anteriormente de volta ao seu lugar original. Lentamente, ele arrumou os papéis da caixa de cigarros na mesa, um por um.
Esta foi a primeira vez que Cheng Ke viu tantas palavras escritas à mão por Jiang Yuduo.
Elas eram grandes e um tanto grosseiras.
A caligrafia de Jiang Yuduo provavelmente estava no seu melhor quando ele assinava contratos de aluguel.
Cheng Ke, desculpe.
Não posso deixar você me segurar. Não acho que você consiga se conter.
Há bastante comida. Você pode comprar mais depois de comer.
Meow está com Chen Qing agora.
Não dê isso a ele. Por favor, me ajude a cuidar disso.
Dê a ele se você não quiser.
Você está indo bem. Você é realmente ótimo.
Gosto de você.
Tenho medo de que você vá embora antes que eu melhore.
Tenho muito medo de que você vá embora antes que eu me recupere.
Está demorando muito para melhorar.
É melhor eu lidar com isso sozinho. Não espere por mim; você pode ir. Está tudo bem.
Diga a Chen Qing que estou indo embora. Pode demorar um pouco até eu retornar. Ele sabe como administrar as coisas.
Peguei metade das toalhas e escovas de dentes.
Cheng Ke, eu realmente gosto de você.
Não sei por quanto tempo você vai continuar gostando de mim. Se não, vá embora.
…
Havia muitas mensagens, e parecia que Jiang Yuduo havia usado a pilha de papéis para caixas de cigarro que ele normalmente guardava debaixo da mesa de centro.
A escrita era grande e um tanto desorganizada. Só alguns caracteres cabiam em uma folha. Alguns eram bem escritos, enquanto outros eram quase ilegíveis.
Talvez Jiang Yuduo nunca tivesse escrito tanto de uma vez em seus anos mais jovens. Sua caligrafia tornou-se caótica conforme ele continuava, mas depois de cada frase, ele fez questão de adicionar um ponto final.
Cheng Ke não tinha ideia de quanto tempo levou para Jiang Yuduo escrever essas palavras.
Ele ficou no escuro sobre tudo.
Ele não tinha terminado de ler as palavras nas embalagens de cigarro, e elas estavam tão borradas que ele não conseguia decifrá-las claramente. Ele enxugou os olhos vigorosamente duas vezes, mas as lágrimas rapidamente brotaram novamente.
Cheng Ke sempre foi atento às emoções de Jiang Yuduo, mas, desta vez, ele atribuiu todo o comportamento estranho de Jiang Yuduo à automutilação e… ao prazer próprio.
Cheng Ke, você perdeu completamente a cabeça?
“Jijia!” A voz de Chen Qing, cheia de preocupação, chegou até ele da janela.
Cheng Ke foi abruptamente acordado pelo chamado alto. Ele rapidamente coletou todas as embalagens de cigarro da mesa, guardou-as no bolso e respondeu: “Aqui!” Depois de uma ida apressada ao banheiro para limpar o rosto, ele ouviu o som de Chen Qing usando uma chave para abrir a porta e entrar na casa.
“Por que você está aqui?” Cheng Ke perguntou.
“Não posso vir?”, retrucou Chen Qing. “Você estava resmungando incoerentemente, não respondeu quando liguei repetidamente, e então seu telefone foi desligado quando tentei ligar para San-ge!”
“Ele…”, Cheng Ke mordeu o lábio e olhou para o telefone, percebendo que Chen Qing havia ligado para ele três vezes seguidas, mas ele não tinha ouvido nenhuma delas. “Ele disse que não voltaria por um tempo. Vamos falar sobre outra coisa. Eu sei como lidar com isso.”
Chen Qing ficou em silêncio por um tempo. “Para onde ele foi?”
“Não sei”, admitiu Cheng Ke.
“Vocês dois brigaram?” Chen Qing questionou.
“Não”, respondeu Cheng Ke.
“Então por que ele foi embora tão de repente?” Chen Qing perguntou, sua voz tingida de tristeza. “Ele nunca fez isso antes.”
Cheng Ke de repente percebeu que os olhos de Chen Qing estavam marejados. Ele olhou para seu amigo e disse gentilmente, “Qing’er…”
“Só me diga,” Chen Qing insistiu, sua voz tremendo. “A partida dele tem algo a ver com você? Tem?”
Cheng Ke permaneceu em silêncio.
Isso importa?
Claro que importava.
Mas ele não conseguia se obrigar a dizer isso. Ele podia ponderar isso mil vezes, até mesmo dez mil vezes em sua mente, mas articular isso transformaria seus pensamentos em realidade, algo que ele não conseguia aceitar.
Chen Qing fixou seu olhar em Cheng Ke, e os dois permaneceram congelados no meio da sala. Eventualmente, Chen Qing arrastou uma cadeira e sentou-se. Ele abaixou a cabeça, enxugando as lágrimas com as costas da mão, e suspirou: “Esqueça, repreender você não vai adiantar nada.” Cheng Ke ficou ali, em silêncio.
“Você parece horrível,” Chen Qing murmurou, enxugando os olhos novamente. “Sente-se.” Cheng Ke olhou para ele, então obedeceu, enfiando as mãos nos bolsos, apertando firmemente a pilha de papéis de cigarro.
“Ele deixou alguma mensagem para você?” Chen Qing perguntou. “Ele disse mais alguma coisa?”
“…Nada mais”, respondeu Cheng Ke.
“Ele vai voltar?” Chen Qing perguntou mais uma vez.
“Ele disse que faria isso”, Cheng Ke assentiu.
“Então o que você acha…” Chen Qing olhou para ele, “Ele realmente vai voltar?”
Cheng Ke parou por um momento, então virou a cabeça. Ele não tinha previsto que Chen Qing faria tal pergunta, e de repente sentiu um frio nas mãos.
“Por que você…?” Cheng Ke lutou para controlar suas emoções. “Por que você está perguntando?”
Chen Qing franziu a testa e enxugou os olhos novamente. “Sempre senti que San-ge iria embora um dia.”
Cheng Ke o observou atentamente.
“Às vezes, acho que ele é como nós. Ele anda pelas ruas, é o chefe que nos acolhe e nos cobre quando as coisas vão mal”, a voz de Chen Qing tremeu. “Mas outras vezes, consigo sentir que ele não é como nós, não é como você, não é como ninguém.”
“É mesmo?” Cheng Ke murmurou.
“Ele me trata como um irmão, meu melhor amigo”, continuou Chen Qing. “Nós compartilhamos tudo, mas eu sei que conto tudo a ele, mas ele não me conta muitas coisas. Há coisas que ele nunca me contará nesta vida.”
Cheng Ke esfregou suavemente os dedos sobre os papéis da caixa de cigarro.
Chen Qing ficou sentado em silêncio por um tempo, sem derramar mais lágrimas, então se levantou e foi ao banheiro lavar o rosto.
“Ele não mora aqui, e a irmã Qian não vai aceitar o lugar de volta”, Chen Qing retornou à sua cadeira, enxugando o rosto molhado. “Por que você não se muda para aquela casa que ele tinha, pelo menos por enquanto?”
Cheng Ke ficou surpreso; ele não havia considerado essa opção.
“Não se trata de economizar dinheiro”, esclareceu Chen Qing. “Ainda somos um grupo de irmãos. Vocês devem entender que, onde quer que San-ge tenha ido, está fadado a ser caótico. Zhang Daqi mal conseguiu manter as coisas unidas… sua conexão com San-ge à parte, todos podem ver que, se vocês ficarem aqui, podemos manter alguma estabilidade por um tempo, quer nos reunamos ou nos separemos. Precisamos reservar algum tempo para o que vier a seguir.”
“Sim”, Cheng Ke concordou.
“Ele estava cuidando das coisas para a Irmã Qian antes, então eu vou continuar essa parte do trabalho dele,” Chen Qing parou de falar, e depois de alguns momentos de silêncio, ele de repente começou a chorar. Ele soluçou alto e disse, “San-ge não disse nada…”
“Qing’er, Qing’er,” Cheng Ke ficou perplexo com seu choro intenso, “Não chore.”
“Você não está chorando também? Finja que não viu!” Chen Qing, enquanto chorava, comentou: “Seus olhos ainda estavam vermelhos quando entrei!”
Cheng Ke de repente não sabia como consolá-lo.
Em circunstâncias normais, ele não teria prestado muita atenção nisso. No máximo, ele ficaria sentado em silêncio e esperaria até que Chen Qing terminasse de derramar lágrimas.
Mas hoje estava longe de ser comum. Jiang Yuduo havia sumido abruptamente de sua vida, pegando-o desprevenido. Era semelhante a uma escada que havia desaparecido de repente depois de percorrê-la inúmeras vezes — em um momento ele estava dando um passo, e no outro, ele estava despencando em um vazio.
Enquanto olhava para Chen Qing agora, ele sentia como se ainda pudesse ter vislumbres de Jiang Yuduo.
“Não chore”, Cheng Ke tentou consolar, “se ele voltar e ouvir que você está chorando assim, ele provavelmente vai te chamar de covarde.”
“Estou acostumado com as repreensões dele”, respondeu Chen Qing em meio às lágrimas.
Antes que Cheng Ke pudesse formular mais palavras de conforto, Chen Qing se levantou abruptamente, pegou alguns lenços para enxugar os olhos e disse: “Bem, vou chorar muito quando voltar. Se precisar de alguma coisa, é só me ligar.”
“Tudo bem”, disse Cheng Ke, observando-o.
“Se ele entrar em contato com você, informe-me imediatamente”, pediu Chen Qing.
“Claro”, garantiu Cheng Ke.
“Se ele entrar em contato comigo…” Chen Qing começou a dizer, mas parou no meio do caminho, se virando e indo em direção à porta, seus gritos ficando mais altos. “Não se preocupe, ele definitivamente entrará em contato com você primeiro…”
Depois de ouvir o som do carro de Chen Qing se afastando, Cheng Ke permaneceu paralisado na sala por um longo tempo.
O silêncio dentro da casa parecia opressivo, como se ele estivesse submerso em gelatina. Era dia claro lá fora, com transeuntes e vizinhos tagarelas visíveis através da janela, mas tudo parecia distante, como se velado por uma barreira impenetrável.
Ele se levantou e se aproximou da janela, ocupando o lugar onde Jiang Yuduo costumava ficar e espiando pela fresta da cortina.
A vida continuou como sempre.
Assim como as inúmeras vezes que ele caminhou por esta rua estreita, o sol da tarde, o vento frio do norte, a lata de lixo de aparência decadente…
Ele queria chorar.
Mas ele não conseguiu.
De volta à mesa, ele pensou em pegar os papéis da cigarro onde Jiang Yuduo havia escrito e colocá-los de volta na mesa, mas não teve coragem.
Ele não teve forças para confrontar novamente as palavras simples, mas impotentes, de Jiang Yuduo.
Por fim, ele se retirou para o quarto, colocou as embalagens debaixo do travesseiro e acendeu um cigarro.
Depois de fumar um cigarro no quintal, ele pegou o celular e abriu seus contatos.
Irmã Luo.
Ele nem teve a chance de discar o número salvo com esse nome. O contato no WeChat foi breve, sem tempo para ele atualizar a irmã Luo sobre a situação de Jiang Yuduo.
Jiang Yuduo tinha acabado de desaparecer.
De forma abrupta e limpa.
Não, não precisava ser tão abrupto. Jiang Yuduo estava se despedindo ontem, mas Cheng Ke não tinha realmente ouvido.
Antes de ligar para a irmã Luo, Cheng Ke discou relutantemente o número de Jiang Yuduo mais uma vez.
O número que você discou…
“Droga”, Cheng Ke murmurou enquanto desligava.
Depois de fumar outro cigarro, ele digitou o contato da Irmã Luo e iniciou a ligação.
“Alô?” A voz gentil da irmã Luo surgiu.
“Olá, Professor Luo,” Cheng Ke respirou fundo. “É Cheng Ke.”
“Olá, Xiao Cheng”, respondeu a irmã Luo.
“Você tem um momento?” Cheng Ke perguntou.
“Bem,” a voz da Irmã Luo permaneceu tão suave quanto sempre. “Vá em frente.”
“Aqui está a situação,” Cheng Ke mordeu o lábio. “Esta manhã… não, esta tarde, Jiang Yuduo de repente… desapareceu.”
“Desapareceu?” A irmã Luo pareceu surpresa.
“É que ele me deixou um monte de bilhetes, talvez… ele estava com medo de me machucar. Ele gravou um vídeo para mim ontem… ontem,” Cheng Ke lutava com cada palavra, como se cada declaração fosse uma faca em seu coração. “Sua… sua automutilação, ele gravou…”
“Você poderia me enviar o vídeo?”, perguntou a irmã Luo. “E as notas.”
“Bem, eu queria enviá-los para você, mas antes que eu pudesse me levantar, ele… ele já tinha ido embora”, disse Cheng Ke, sua respiração ficando difícil, seu coração disparado incontrolavelmente.
Levou um momento para que ele reconhecesse a fonte de seu pânico: sua voz tremia incontrolavelmente enquanto ele falava. “Sra. Luo, ele não entrou em contato com você?”
“Não,” respondeu a Irmã Luo. “Ele tem meu número de celular e meu número de telefone fixo. Deixe-me verificar o telefone fixo… sem chamadas.”
Cheng Ke se encostou na parede, tentando se firmar, mas tudo o que conseguiu foi um pulso dolorido. Ele percebeu que estava segurando o telefone na mão esquerda enquanto sua mão direita estava apoiada na parede.
“E se ele… e se ele não foi até você, mas está apenas se escondendo?” Cheng Ke murmurou, “Ele pode estar em perigo?”
“Primeiro, você precisa assistir ao vídeo e ler as notas que ele deixou antes de tirar qualquer conclusão”, disse a Irmã Luo. “Com base em seu comportamento anterior, não deve haver perigo imediato. Ele geralmente está consciente da extensão de sua automutilação e, como mencionei, ele não demonstrou nenhuma tendência suicida antes.”
“Okay,” a voz de Cheng Ke estava quase sumindo. “Vou te enviar tudo imediatamente. Se ele entrar em contato com você…”
“Eu vou te informar,” a Irmã Luo o assegurou. “Tente relaxar um pouco. As chances dele me procurar são relativamente altas.”
“Tudo bem, obrigado”, disse Cheng Ke.
Após encerrar a ligação, Cheng Ke não perdeu um segundo. Ele imediatamente enviou o vídeo para a irmã Luo e então correu para o quarto, pegou todas as embalagens de cigarro debaixo do travesseiro, arrumou-as cuidadosamente e tirou fotos.
Enquanto Cheng Ke observava as palavras escritas à mão de Jiang Yuduo através das lentes da câmera, sua visão ficou turva novamente.
Ele prontamente enviou a foto para a Irmã Luo, evitando a visão assustadora dos caracteres grandes e feios quase cobrindo a superfície externa das embalagens de cigarro. Ele as dobrou e as devolveu para debaixo do travesseiro.
Deixando o telefone cair, ele começou a vasculhar o quarto.
O guarda-roupa de Jiang Yuduo permaneceu praticamente intocado. Sua coleção de roupas era modesta, e Cheng Ke quase conseguia contá-las todas com alguns puxões. Além das roupas que estava usando, ele só havia pegado o casaco que havia trocado com Cheng Ke.
“Idiota!” Cheng Ke cerrou os dentes e xingou.
No entanto, além disso, ele não conseguia discernir o que mais Jiang Yuduo havia pegado. Ele não era obcecado o suficiente para vigiar Jiang Yuduo diariamente ou escrutinar cada canto e fresta de seu quarto, porque confiava em Jiang Yuduo. Ele nunca imaginou que tal dia chegaria.
Evidentemente, Jiang Yuduo não confiava nele.
Ou melhor, Jiang Yuduo não confiava em si mesmo.
Mesmo que ele não acreditasse que poderia se tornar “melhor”, ele também não acreditava que Cheng Ke poderia permanecer ao seu lado nessas circunstâncias.
“Idiota!” Cheng Ke não conseguiu encontrar outras palavras para desabafar suas emoções desconfortáveis, raivosas, desamparadas e extremamente preocupadas, então ele recorreu a xingamentos novamente, veementemente dessa vez.
Extremamente veementemente.
Ele espirrou saliva na porta do armário.
Pegando uma toalha de papel molhada, ele limpou a porta.
Jiang Yuduo não tinha lenços umedecidos em casa, mas Cheng Ke gostava deles, então ele comprou oito pacotes no dia anterior.
Depois de limpar a porta do armário, ele descobriu que seu rosto estava encharcado de lágrimas.
Isso o deixou um pouco agitado, o que o levou a chutar a porta antes de se acomodar na beirada da cama.
Quando a irmã Luo ligou, ele verificou as horas e descobriu que já eram cinco horas.
As palavras de Jiang Yuduo eram inegavelmente verdadeiras: o tempo não podia ser desperdiçado, nem havia razão para deixá-lo escapar.
“Sra. Luo, como vai?” Cheng Ke atendeu o telefone ansiosamente, mas depois de fazer a pergunta, ele ficou tímido novamente e pensou em desligar antes que a irmã Luo pudesse responder.
“Eu revisei tudo. Ele não deve estar em perigo imediato. Está no mesmo nível de sua condição anterior”, a Irmã Luo o tranquilizou. “Desta vez, sua escolha de desaparecer, ou para colocar de outra forma… está ligada a você.” “Desapareceu?” Cheng Ke ficou surpreso. “Como ele pôde desaparecer? Ele criou coragem para confrontar sua doença. Ele me levou para ver você, e agora ele gravou um vídeo para eu testemunhar seu estado atual. Como ele pôde desaparecer?”
“Ele não fugiu no sentido físico”, explicou a irmã Luo gentilmente, “Ele está fugindo de você emocionalmente, incapaz de encará-lo, então ele escolheu desaparecer.” “Eu não vou desaparecer!” Cheng Ke levantou a voz involuntariamente. “Eu prometi que estaria aqui! Eu sempre estarei aqui!”
“Xiaojiang é profundamente inseguro, e sua garantia sozinha não pode estabilizar suas emoções”, disse a Irmã Luo. “Ele acredita que vai te machucar, e ele também acredita que mesmo que ele não te machuque, você não vai suportar o tratamento e eventualmente vai embora.”
“Então ele decidiu que eu vou desaparecer, é isso?” Cheng Ke questionou.
“Pode ser interpretado dessa forma, que ele não tem um senso de segurança e autoconfiança”, respondeu a Irmã Luo. “Também pode ser visto como seu desejo de evitar o processo de sua partida. No entanto, essas são avaliações iniciais da minha parte. Se ele vier me ver, posso entender melhor seus pensamentos depois de falar com ele.”
“Ele ainda não entrou em contato com você, não é?” Cheng Ke perguntou fracamente, mesmo sabendo que era uma pergunta inútil, mas não conseguiu se conter.
“Ainda não”, confirmou a irmã Luo.
“Entendido”, Cheng Ke respondeu. “Se ele entrar em contato com você, e se você achar apropriado, por favor, transmita esta mensagem minha: não irei a lugar nenhum.”
Não vou a lugar nenhum.
Vou esperar aqui, porra.
Você quer fugir depois de ter se masturbado? Vá se foder, você quer jogar o jogo! Não é tão fácil assim!
Não volte se puder!
Se você ousar voltar, eu vou ousar um, dois, três, nem mesmo contar, para foder você diretamente!
Cheng Ke segurou a cabeça e se agachou no chão, enterrando o rosto nos joelhos, e então ouviu seus próprios gritos reprimidos e não muito melodiosos.
Continua…
***************************
Créditos:
Tradução: Lola
Revisão: Gege