Antidote (Jie Yao) - Capítulo 05
Capítulo 05
By faveswonho
Na casa de Xu Ding, o sofá era provavelmente a peça de mobília mais confortável. Cheng Ke passou muitas noites no sofá e, surpreendentemente, sentiu-se mais descansado nele do que em casa.
Talvez fosse precisamente porque este não era o seu lar. Afinal, ele também havia dormido profundamente na mesa do McDonald’s antes.
Ele se sentou no sofá e esfregou o rosto. Ele olhou para o quarto e percebeu que não havia ninguém na cama. A mala de Xu Ding também havia sumido.
“Xu Ding!” Ele gritou.
Ele se certificou de que Xu Ding realmente não estava em casa, levantou-se e espreguiçou-se, e então foi lentamente para o banheiro.
Não havia nada no banheiro, já que esta casa estava desocupada e normalmente só haveria o pessoal contratado que vinha fazer a limpeza. Mesmo assim, Cheng Ke acabou comprando um monte de coisas.
Normalmente ele nem compra muitos utensílios domésticos. Normalmente, sua mãe substituía tudo o que ele terminava, então ele não tinha ideia do que usava e não podia realmente dizer a diferença entre qualquer um dos itens.
Agora que ele tinha que fazer compras, ele pegou as garrafas grandes ou as embalagens familiares, já que pareciam mais econômicas.
Agora que ele pensou sobre isso, não é à toa que Xu Ding perguntou especificamente sobre suas compras. Ele provavelmente estava confuso, e Cheng Ke esperava que ele não tivesse dado a impressão de ficar aqui para sempre.
Cheng Ke olhou a hora em seu telefone e ligou para o corretor de imóveis. Eles marcaram uma hora depois para ver algumas casas.
Ele deveria ir tomar o café da manhã, já que não comeu nada desde a noite passada e estava morrendo de fome agora. Embora sua fome estivesse perto de ser insuportável, ele ainda não tinha ideia do que queria comer.
Ele vagou pela rua em frente à casa duas vezes antes de entrar em uma pequena pizzaria.
Ele pediu uma xícara de café e uma pizza de frutos do mar.
Cheng Ke raramente tomava café da manhã ao ar livre. Em sua memória, todos os dias ele acordava com um café da manhã completo na mesa da sala de jantar e não haveria pratos repetidos por pelo menos meio mês.
Então, novamente, nenhum desses pratos eram seus favoritos. E embora não houvesse duplicatas, era principalmente comida ocidental. Cheng Ke achava que gostaria muito mais de leite de soja, massa frita e tofu sedoso.
Cheng Ke olhou para o café e a pizza à sua frente e se perguntou por que havia decidido isso no final.
Na hora certa, o corretor chegou de carro e perguntou: “Sr. Cheng? Eu sou o corretor de imóveis. Você pode me chamar de Zhang.
“Cheng Ke acenou com a cabeça e fez um som de reconhecimento.
Zhang olhou para ele e disse: “Entre. Vou levá-lo por aí. Existem três unidades e você pode decidir.”
“Obrigado.” Cheng Ke entrou no carro.
Havia um cheiro no carro que Cheng Ke pensou ser perfume. Mas, por ser tão pesado, Cheng Ke quase podia sentir o cheiro do álcool que estava se esforçando tanto para mascarar. Ele abriu uma fresta nas janelas do carro.
Alguém como ele, que deixou de casa vergonhosamente, provavelmente deveria primeiro se acostumar a sair mais.
“Eu perguntei sobre seu orçamento antes”, Zhang falou enquanto dirigia, “você tem uma estimativa aproximada? As três unidades têm preços diferentes e, se você tiver uma ideia, podemos começar com aquela que mais se aproxima dela.”
“Na verdade, não”, respondeu Cheng Ke com sinceridade, “só tenho alguns pedidos quando se trata da casa.”
“Claro”, Zhang acenou com a cabeça, “o que são eles?”
“De preferência algo maior, limpo e próximo ao transporte público.” Cheng Ke respondeu. “Em uma boa vizinhança.”
“Isso não será barato.” Zhang o informou.
Cheng Ke cantarolou em concordância.
Ele pensou em dizer a Zhang que não sabia nada sobre aluguel de casas. Ele não fazia ideia de quanto custaria cada tipo de propriedade.
A primeira unidade que viram foi uma unidade de dois quartos, em uma boa vizinhança e perto de transporte público. Mas Cheng Ke se sentiu desconfortável assim que entrou. A distância entre a casa e as escadas era muito estreita. Ele seria capaz de olhar dentro do quarto e ver o padrão nas fronhas apenas por ficar perto da janela; E o padrão era desagradável.
E a unidade não era realmente nova e havia papel de parede. Ele preferia paredes brancas.
“Como é?” Zhang perguntou: “esta casa serve para todos os seus…”
“Existe algo mais novo do que isso?” Perguntou Cheng Ke.
“Os proprietários só têm isso há dois anos.” Zhang respondeu. “Se você acha que isso é antigo, estamos limitados a unidades totalmente novas.”
“Claro”, Cheng Ke caminhou em direção à porta, “então veremos novas unidades.”
“Nós podemos fazer isso.” Zhang bateu palmas: “O que você faz, se posso perguntar?”
Cheng Ke ficou em silêncio, incapaz de responder a essa pergunta na hora. Ele nunca tinha sido questionado sobre o que fazia para viver antes.
As pessoas com quem costumava sair eram todas conhecidas casuais que os recém-chegados nunca pensariam em fazer essa pergunta. Não que fossem todos vagabundos preguiçosos como ele, mas a maioria também não tinha uma ocupação séria.
Ele hesitou por alguns segundos e então optou por ficar em silêncio.
Zhang o conduziu para baixo e explicou: “Não quero dizer nada com isso, Sr. Cheng. Acontece que o proprietário da nova unidade é exigente com relação a potenciais inquilinos.”
Cheng Ke pensou nisso por alguns instantes e depois jogou fora o único ‘trabalho’ que podia fazer. “Arte de areia.”
“Você vende sofás [1]?” Zhang perguntou.
[1] Em mandarim, arte de areia (sha hua) e sofá (sha fa) soam muito semelhantes, daí a confusão.
Cheng Ke explicou mais: “Arte em areia. Usando areia para desenhar.”
“Ah, arte na areia! Eu sei isso!” Zhang exclamou e acenou com a cabeça. “Então, você é um artista! A arte na areia é incrível!”
Cheng Ke sorriu baixinho.
“É uma pena”, Zhang continuou, “todo o trabalho irá embora com apenas alguns toques de sua mão.”
Cheng Ke concordou e mudou de assunto. “O que mais o proprietário está procurando?”
“Alguém com um emprego de verdade”, Zhang repassou a lista, “limpo, ordeiro, sem trazer todos os tipos de pessoas para a casa, nada de casais, a menos que sejam casados, mas sem filhos.”
“…Oh, estou solteiro.” Cheng Ke não sabia se esses requisitos eram estranhos, mas deveria atender a todos eles.
Ao ver a casa, Cheng Ke deu um suspiro de alívio. Não há necessidade de ver a terceira.
A unidade ficava no último andar e tinha um pequeno terraço voltado para o jardim do bairro. A decoração era uma combinação simples de pisos de madeira e paredes brancas com móveis básicos.
A única desvantagem dessa unidade era que ela ficava a apenas dois quarteirões do local onde ele foi puxado para uma luta aleatória pela lata de lixo e depois esfaqueado alguns dias atrás.
Zhang percebeu sua hesitação e falou a mil por hora sobre os benefícios desse lugar. Ficava em um bairro movimentado, havia todo tipo de supermercado por perto e a vida noturna também era ótima na região. Toneladas de hotéis, bares e casas noturnas para escolher.
“E seu acesso ao transporte público não é desprezível. Há o metrô bem ali e muitas rotas de ônibus para escolher. Se todos eles chegassem ao mesmo tempo, a estrada seria bloqueada.” Zhang continuou, “não importa aonde você queira ir…”
“Eu vou ficar.” Cheng Ke interrompeu. Zhang não ficou quieto o tempo todo e Cheng Ke sentiu como se estivesse sendo afogado pelas palavras que saíam da boca do corretor de imóveis.
“Excelente. Vou falar com você sobre os detalhes então.” Zhang entrou em todos os detalhes. “Se você precisar comprar alguma mobília ou eletrônico novo, deve avisar o locador com antecedência. Não são permitidos animais, você não pode mudar as fechaduras, se alguma coisa quebrar, você deve avisar o proprietário e você não pode simplesmente consertar você mesmo…”
Cheng Ke sentiu sua cabeça ficar pesada com todas as informações. Ele se sentou no sofá sem realmente ouvir Zhang. Ele não sabia se era Zhang ou o proprietário que o incomodava, mas não parava de falar em concordância. A conversa terminou com Zhang dizendo: “Deposite três e pague um”.
“O que isso significa?” Perguntou Cheng Ke.
“….Você paga três meses de aluguel como depósito e depois paga o aluguel mensalmente”, explicou Zhang.
“Oh”, Cheng Ke pensou a respeito. “Posso pagar vários meses de meio ano adiantado.”
“Não, o proprietário quer que seja feito mensalmente.” Zhang respondeu.
“Por que?” Cheng Ke estava confuso.
Zhang respondeu com sinceridade: “É mais fácil aumentar o aluguel. Além disso, é mais fácil de manusear se eles não quiserem mais alugar.”
“Oh”, disse Cheng Ke, ainda um pouco perdido.
Jiang Yu Duo estava parado perto da janela com um cigarro na boca. Ele olhou para os ladrilhos na mão de Lu Qian. Lu Qian passou os dedos por todos os ladrilhos do lado direito e permaneceu indecisa em qual jogar.
No final, ela escolheu dois ladrilhos brancos e estava prestes a jogá-los fora quando Jiang Yu Duo chutou as costas de sua cadeira. “Você está dando dinheiro de graça?”
“Espere, San Ge, o que você quer dizer com isso?” Liu Ge, que estava atrás de Lu Qian, bateu com a palma da mão na mesa em aborrecimento. “Ou você cala a boca ou joga sozinho. Pare de tentar dar direções.”
“Se eu jogasse, você perderia sua casa oitenta vezes.” Jiang Yu Duo respondeu.
“Você não sabe o significado de ficar em silêncio ao assistir a um jogo em andamento?” Liu Ge olhou feio para ele.
“Estamos apenas jogando. Não tente fingir que é elegante.” Jiang Yu Duo sorriu.
“Ha, você realmente sabe que estamos jogando!” Liu Ge gritou.
“Está tudo bem, está tudo bem.” Lu Qian deu um tapinha no ombro de Liu Ge e depois acenou para a dupla de Jiang Yu. “Não me dê conselhos, vá e dê uma volta lá fora.”
“Eu vou,” Jiang Yu Duo espreguiçou-se e caminhou em direção à porta. Ao passar por Liu Ge na saída, ele jogou um maço de cigarros nele. “Boa sorte para você, Liu Ge.”
“Seu pequeno bastardo, você nunca muda!” Liu Ge colocou os cigarros no bolso. “Será bom com alguém só depois de irritá-lo.”
“Você quer que eu seja legal com você ou não?” Jiang Yu Duo estendeu a mão. “Se não, devolva.”
“Vá passear lá fora!” Liu Ge bateu na mesa.
Jiang Yu Duo riu, abriu a porta e saiu.
Ele não gostava de assistir Lu Qian jogar. Já se passaram tantos anos e ela não melhorou nem um pouco. Ela praticamente deu dinheiro.
Ele deveria construir um hoje. A família no segundo andar implorou com lágrimas a ele por mais um mês, alegando que eles realmente não tinham dinheiro. Jiang Yu Duo concordou, mas ele ainda deveria dar a volta para avisá-los.
Ele normalmente não teria concordado com mais um mês, Jiang Yu Duo se considera do tipo não muito simpático. Às vezes, quando via pessoas lutando para sobreviver, ficava muito irritado.
Talvez fosse porque isso o lembrava do passado. Se você comparar quem está pior, sempre haverá alguém que tem uma vida mais difícil do que você.
Mas essa era propriedade de Lu Qian e ele precisava seguir as ordens de Lu Qian. Lu Qian era toda latidos e sem mordidas. Houve um ex-inquilino que deixou de pagar oito meses de aluguel e depois fugiu, chegando a ocupar a mesa. Lu Qian havia gritado por três dias com palavras afiadas o suficiente para cortar metal, mas ela ainda concedia períodos de carência sempre que alguém pedia uma prorrogação.
Ela tinha sido a mesma quando ele se recusou a ir embora. Por um lado, ela lhe dava empregos como se ele nunca fosse se cansar, mas, por outro lado, ela nunca o expulsava e lhe dava dinheiro.
O toque do telefone interrompeu a caminhada de Jiang Yu Duo pela estrada da memória. Ele pegou seu telefone e olhou para baixo para encontrar um número desconhecido. Ele inconscientemente olhou ao redor, apoiou as costas contra a parede e pegou o telefone.
“Este é o Sr. Jiang?” A voz de um homem veio do outro lado da linha.
“Quem?” Jiang Yu Duo perguntou.
“Eu sou Zhang, o corretor de imóveis. Você já havia colocado um imóvel no mercado conosco antes”, respondeu Zhang, cagora é um momento conveniente? Você poderia passar por aqui e assinar o contrato agora mesmo? Encontramos um inquilino adequado.”
“Amanhã.” Jiang Yu Duo disse.
“Acontece que o inquilino está muito ansioso. Ele quer se mudar esta noite. E alguém tão decisivo é muito raro.” Zhang disse. “Você tem muitas condições e ele nem negociou.”
Jiang Yu Duo franziu as sobrancelhas. “A pessoa se encaixa em todos os critérios?”
“Artista, solteiro e parece limpo e organizado.” Zhang respondeu. “Cerca de vinte anos.”
A sobrancelha de Jiang Yu Duo permaneceu franzida. Homem? E ansioso para se mudar? Precisa assinar o contrato agora? Não pode esperar até amanhã? Parece suspeito.
“Sr. Jiang?” Zhang o chamou do outro lado da linha.
“Tudo bem, espere um pouco, eu já volto.” Jiang Yu Duo desligou o telefone e ligou para Chen Qing. “Você tem um carro agora? Venha me buscar e depois me deixe na nova casa da minha irmã.”
“Sim, mas é um Cayenne, então provavelmente não é grande o suficiente?” Chen Qing respondeu. “Quer que eu pegue um caminhão?”
Jiang Yu Duo não disse nada e tentou muito descobrir o que Chen Qing queria dizer com sua pergunta antes de gritar com ele. No final, ele desistiu.
Ele lutou para soar calmo quando perguntou: “De que diabos você está falando?”
“Você não tem mobília para esta mudança? O Cayenne não cabe todas as suas coisas.” Chen Qing respondeu.
Jiang Yu Duo sentiu a necessidade de agarrar alguém na rua e espancá-lo. Ele mordeu o lábio e grunhiu: “Não precisa. Venha agora com o Cayenne. Estou lá embaixo, fora da sala de jogos.”
“Ok”, disse Chen Qing secamente, “já vou.”
Logo depois, um Cayenne dobrou a esquina e parou na frente de Jiang Yu Duo.
Antes que Chen Qing pudesse abrir a porta, Jiang Yu Duo correu e abriu a porta do motorista, agarrou o braço de Chen Qing e bateu nele várias vezes nas costas.
“Que porra de movimento?” Jiang Yu Duo gritou bem próximo ao ouvido de Chen Qing. “Por que você é motorista? Vá trabalhar para as empresas de mudanças!”
“Puta merda!” Chen Qing tapou os ouvidos. “Você disse o novo lugar da Qian Jie! Me pediu para vir com um carro! Isso é o que você disse da última vez que estava se movendo!”
“Vamos assinar um contrato!” Jiang Yu Duo puxou sua mão e gritou novamente.
“Eu entendi.” Chen Qing desabou no volante e enfiou os dedos no ouvido. “San Ge, deixe-me viver.”
“Por que você não me deixa viver?” Jiang Yu Duo entrou no banco do passageiro e suspirou enquanto colocava o cinto de segurança. “Todos os dias é como se estivéssemos vivendo em duas dimensões diferentes. Estamos falando em dois canais diferentes.”
“A propriedade foi alugada?” Chen Qing dirigia.
“Sim”, Jiang Yu Duo acendeu um cigarro, “parece que ele é um artista.”
“Então ele deve ter bastante grana,” Chen Qing acenou com a cabeça, “não vai se preocupar em perder o aluguel agora.”
Jiang Yu Duo ficou quieto.
“Acho que não é verdade.” Chen Qing disse depois de pensar. “Pense no Sr. Jaeger. Ele se vestia tão bem, usava um relógio no valor de dezenas de milhares e depois vasculhava latas de lixo. Isso era arte comportamental?”
“Cale a boca e dirija.” Jiang Yu Duo ligou o rádio e aumentou o volume.
Chen Qing provavelmente estava preso à impressão de que Cheng Ke era um sem-teto que cava lixo. Jiang Yu Duo se sentiu um pouco mal por Cheng Ke.
Ele estava confuso sobre Cheng Ke. Que jogo ele estava jogando?
Ele não encontrou ninguém o seguindo ultimamente. A única pessoa suspeita era Cheng Ke, mas Cheng Ke realmente não parecia alguém que pudesse realizar coisas.
Todos os pistoleiros hoje em dia são bonitos, bem educados, mas do tipo idiota?
Mas, no momento, a pessoa que queria alugar a unidade era mais suspeita do que Cheng Ke.
Jiang Yu Duo se virou para olhar para Chen Qing. “Há algo suspeito acontecendo agora?”
“Nem um pouco,” Chen Qing balançou a cabeça. “Tudo está quieto e são apenas algumas pequenas brigas. A única coisa é o dinheiro que Zhang Daqi deve ao Cachorro. O Cachorro fica de mau humor todos os dias por causa disso.” (Provavelmente deve ser o apelido de alguém?)
“Eu vou amanhã.” Jiang Yu Duo disse. “O Cachorro precisa crescer. São apenas três mil ienes. Não vale a pena perder um mês de sono.”
“Ele não é como você. Veja o quanto você tem e quanto ele tem. Ele é mimado em casa e você…” Chen Qing engoliu em seco, “Deixe-me ir amanhã. Não é certo você ir. Alguém como Zhang Daqi não merece uma visita pessoal sua.”
Jiang Yu Duo concordou e então ficou em silêncio, virando a cabeça para olhar pela janela.
“Quanto tempo mais?” Cheng Ke estava sentado no sofá e apertando botões em seu telefone de tédio. Ele observou a tela se iluminar, depois escurecer e, em seguida, pressionou algo para acendê-la novamente.
Seu telefone não tinha nada, nem mesmo jogos que perdiam tempo. Mas, novamente, seu antigo telefone era o mesmo. Ele praticamente só usava o telefone para receber algumas ligações e fazer alguns pagamentos. Quase não existia outras coisas.
Afinal, ele raramente tinha tempo para sentar e olhar para estranhos antes.
“Em breve”, respondeu Zhang. “Eles não estão longe.”
Assim que as palavras saíram de sua boca, o elevador do lado de fora da porta apitou e alguém saiu.
Cheng Ke suspirou e colocou o telefone de volta no bolso. Ele ergueu a cabeça ao se levantar e então parou surpreso.
“Rápido, eu tenho…” Jiang Yu Duo entrou na sala, viu Zhang primeiro e então pareceu atordoado quando seu olhar pousou no rosto de Cheng Ke, “coisas a fazer.”
“Porra? Sr. Jaeger?” Atrás de Jiang Yu Duo estava o chefe da guarda de honra Chen Qing. No momento em que viu Cheng Ke, gritou a marca que provavelmente se lembraria pelo resto da vida.
“Vocês dois se conhecem?” Zhang ficou surpreso.
“De jeito nenhum.” Jiang Yu Duo disse.
Cheng Ke abriu a boca ao mesmo tempo, “De jeito nenhum”.
“Ah”, Zhang riu sem jeito e esfregou as mãos. “Então… por que não repassamos o contrato e depois o assinamos?”
“Não há necessidade de revisar isso.” Cheng Ke só queria fechar o negócio.
“Hm.” Jiang Yu Duo enganchou uma perna em torno de uma cadeira e sentou-se na frente da mesa.
“…Claro, então.” Cheng Ke assumiu o contrato que Zhang entregou.
Verdade seja dita, no momento em que viu Jiang Yu Duo, Cheng Ke quis fugir e nunca mais olhar para trás, nem mesmo se alguém o puxasse.
Mas ele cerrou os dentes e ficou parado.
Ele realmente gostou desta unidade e precisava ser resolvido imediatamente.
Jiang Yu Duo ainda devia a ele por aquela facada.
“Este contrato é entre vocês dois. Estou aqui apenas como uma testemunha.” Zhang os informou. “Estamos todos a bordo, então fique tranquilo.”
Cheng Ke olhou em silêncio para o contrato e tentou examinar tudo com cuidado, mas nada ficou em sua mente.
“Você repassou os requisitos?” Jiang Yu Duo perguntou.
“Sim.” Zhang respondeu.
“Quais requisitos?” Cheng Ke deixou escapar.
Jiang Yu Duo virou a cabeça para olhar para Zhang, que gaguejou: “Sr. Cheng aqueles que eu falei com você agora há pouco.”
“Ah.” Cheng Ke acenou com a cabeça. “Então sim.”
“Você é o único habitante permitido. Nenhum outro ser humano, flor, pássaro, peixe, inseto, cachorro ou gato é permitido.” Jiang Yu Duo listou, “você tem que me dizer antes de mudar qualquer coisa neste apartamento…”
“Entendi.” Cheng Ke jogou o contrato na mesa, pegou a caneta e assinou seu nome. Então ele se recostou na cadeira e continuou: “Estou ocupado.”
Jiang Yu Duo o encarou por um tempo e então olhou para Zhang. “Eu assino meu nome ou o nome do proprietário do imóvel?”
“O seu está ótimo.” Zhang respondeu. “Temos o formulário de procuração do proprietário do imóvel.”
“Ok,” Jiang Yu Duo agarrou a caneta, assinou e jogou o contrato de volta para Zhang. Então ele olhou para Cheng Ke. “Você tem meu número?”
“Não.” Cheng Ke respondeu.
Jiang Yu Duo inclinou a cabeça e Chen Qing, que estava atrás dele com uma expressão séria como um guarda-costas, imediatamente tirou uma parte da caixa de papelão de cigarro e a colocou na frente de Jiang Yu Duo.
Cheng Ke olhou para o cartão que tinha o nome de Jiang Yu Duo e um número de telefone e soube, sem virar a cabeça, que Zhang sentado ao lado dele estava olhando para eles em estado de choque.
Ele fez uma careta, mas pegou o ‘cartão de visitas’ e colocou-o no bolso.
Depois de assinar o contrato e pagar os três meses de depósito e o aluguel do primeiro mês, Jiang Yu Duo entregou a chave da fechadura ‘que nunca será trocada’. Cheng Ke achou que o próximo passo seria todos se levantarem e seguirem seus caminhos separados.
Mas Jiang Yu Duo permaneceu sentado na frente da mesa, olhando para ele.
Chen Qing e seu rosto inexpressivo também permaneceram atrás de Jiang Yu Duo, olhando para ele.
Em deferência a Zhang, que também ficou para trás, Cheng Ke pigarreou e se preparou para dizer palavras de despedida. Ele não queria que Zhang pensasse que ele havia escapado da mesma instituição mental que os dois idiotas à sua frente.
“Vá”, Jiang Yu Duo abriu a boca primeiro e acenou para Zhang, “bom trabalho.”
“Então…” Zhang hesitou.
Chen Qing se aproximou diretamente e o mandou embora com firmeza antes de fechar a porta.
“Eu vou ser direto para você.” Jiang Yu Duo olhou para Cheng Ke. “Eu não sei o que você quer. Mas se você não quiser alugar esta unidade, você pode desistir agora.”
“Então deixe-me te dizer uma coisa. Não sei qual é o seu problema, mas se eu disser que quero alugar esta propriedade”, Cheng Ke pressionou o ferimento na cintura, “então estou alugando esta propriedade.”
*************************************
Créditos:
Tradução: Faveswonho