A Espada e o Dragão - Capítulo 72
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Cang Ji acordou de repente. O som da água diminuiu. Até seu manto secou sozinho. Ele não conseguia se lembrar de onde estava. Então, ele focou seus olhos e escutou o burburinho de vozes ao seu redor.
Incapaz de entender qualquer sentido disso, Cang Ji olhou para o lado e viu Huachang sentada ao lado bebendo vinho e jogando dados. A proprietária não parecia ser a mesma que ele tinha visto na capital. Ela estava usando um pente finos de dois gumes¹ incrustado com pérolas. Vestida de rosa e branco, ela era a própria personificação de um lótus fora d’água; uma beleza em desenvolvimento em seu auge.
“O Mestre fez uma viagem especial aqui só para isso. Portanto, certifique-se de olhar para a pessoa correta mais tarde.” Huachang tinha apostado com os outros até que o sorriso em seu rosto floresceu como uma flor. Pelo tom dela, ela parecia estar em termos familiares com ele; ela não estava nem um pouco tratando-o como um estranho. Ela disse: “Os poucos sob seu comando são todos personagens difíceis de lidar. Li Rong é uma coisa; nós o vimos antes nas terras do norte. Mas você nunca viu Jing Lin antes. Realmente dói quando Yan Quan deixa sua bainha! Ele é quem queria derrubar minha shijie da última vez.”
Ela tinha acabado de dizer isso quando viu alguém levantar a cortina e entrar. Essa pessoa estava luxuosamente vestida, e tinha uma aparência refinada e recatada. Embora ela tivesse cerca de oitenta por cento de semelhança com Huachang, ela tinha um tipo de calma e indiferença que este último não tinha. No momento em que ela entrou, Cang Ji suspeitou que havia pegado a pessoa errada; esta deveria ser a Huachang que ele viu na capital. Quando essa mulher abriu a boca, seu tom era encantador; era muito semelhante ao tom preguiçoso de Huachang algumas centenas de anos depois.
“Você está falando daquela ‘água nascente sobre rochas íngremes; roupas azuis entre pinheiros frios². Jing Lin?” Ela sorriu enquanto prestava suas reverências a Cang Ji e disse: “Não me atrevo a esquecer nem um momento do nosso último encontro.”
“O que é que você não ousa esquecer?” Cang Ji pressionou a boca do copo com os dedos e olhou para fora. As palavras fluíram como se tivessem sido recitadas centenas e milhares de vezes. “Todos os seus irmãos mais velhos parecem lobos e tigres. Quão melhor ele seria?”
“Ele é realmente bonito.” Linlang disse, “Ele é muito mais magro e frágil do que aquele Li Rong, e é bastante indiferente. Mas ele é jovem. Pelo que vejo, ele ainda não está familiarizado com os assuntos do coração e ainda não conhece o mundo.”
“São esses tipos que são os mais repugnantes.” Cang Ji desdenhosamente se recostou e apreciou toda a vista do palco alto. Ele disse: “Ele parece um adulto, mas sua mente ainda é como de uma criança. Ele vê e lida com os outros como se fossem pretos ou brancos. Ele não entende o imprevisto nem conhece os caminhos do mundo. Se o Nono Portão do Céu realmente quer negociar, por favor, nunca o envie.”
“É raro ver o Mestre sendo tão aberto com seus sentimentos. Será que você já o viu antes?” Linlang perguntou.
Cang Ji respondeu imediatamente: “Não.”
“Ele não deveria tê-lo visto antes.” Huachang contou as pérolas de ouro uma por uma e as colocou de volta em sua bolsa bordada. Ela estava sorrindo tanto que seus olhos se transformaram em luas crescentes. “Seria terrível se ele o tivesse visto antes! Muito provavelmente, eles lutarão até que o mundo mergulhe no caos.”
Cang Ji, no entanto, baixou os olhos e afastou a xícara de chá. Ele disse: “Sou cem anos mais velho que ele. O que há para lutar com ele?”
“Você também é cem anos mais velho que Li Rong.” Huachang perguntou perplexa. “Mas você ainda não deu uma surra nele?”
Linlang podia adivinhar vagamente o que Cang Ji estava pensando, então ela falou para impedir Huachang. Ela repreendeu: “Você acha que é a única que se lembra disso claramente? Beba seu vinho e fale menos.”
Assim que os três estavam conversando, eles ouviram que a plataforma do palco subiu de repente, se elevou e se alargou várias vezes. As discussões ao redor cessaram imediatamente, e por um momento, o silêncio reinou enquanto todos olhavam atentamente para o palco de mármore branco. Yun Sheng e Li Rong subiram os degraus juntos e juntaram as mãos em uma saudação a todos ao redor deles.
“Hoje, o Mar de Sangue está pressionando as fronteiras, e espíritos malignos e demônios estão causando distúrbios no leste, oeste, norte e sul. Assumindo a liderança, nosso Nono Portal do Céu está em movimento há muitos anos em preparação para nossa causa para suprimi-los. Conhecendo a nós mesmos e nossas próprias habilidades nos primeiros anos, não ousamos reivindicar o crédito e nos declarar os melhores. Mas a situação agora está ficando urgente a ponto de não ser bom para todos serem modestos e dar lugar uns aos outros. Precisamos expulsar um grupo para liderar a batalha. Hoje, dividimos este Palco Ming Jin para convidar todos os heróis do mundo para um desafio. Devemos decidir sobre o melhor entre nós.”
“Os convites deles foram enviados às várias potências do mundo todo. Todos com fama e prestígio estão aqui.” Huachang se inclinou sobre a janela e disse: “Exceto nossas terras do Norte.”
“O Nono Portão do Céu é ambicioso. Já que eles estão determinados a comparar forças, isso significa que eles decidiram ser o campeão.” Linlang adivinhou a expressão de Cang Ji e disse: “Mas o Mestre reside no norte há tantos anos. Quem não conhece o nome do Imperador Cang? Você quer que os demônios prestem lealdade, mas como eles se curvariam a um mero mortal?”
“Não é uma coisa ruim unir forças e se unir para expulsar o Mar de Sangue.” Cang Ji disse, “É só que se todos os poderes sob o mundo se unissem sob o Nono Portão do Céu, então seria ainda mais difícil do que ascender ao Céu quando eles quisessem se separar novamente após a retirada do Mar de Sangue. Uma vez que você tenha um gostinho de ser o líder, você nunca será capaz de desistir. O líder do Nono Portão do Céu, Lorde Jiu Tian, recrutou talentos de todos os lugares. Embora ele não tenha filhos, ele acolheu oito filhos adotivos. Sua intenção já é clara. Outros ainda estão se preparando para a Batalha do Mar de Sangue, mas ele já está conspirando para cem anos depois.”
Enquanto Cang Ji falava, ele pegou o leque dobrável sobre a mesa para brincar. Pressionando-o entre as pontas dos dedos e empurrando-o para abrir aos poucos, ele olhou para o homem no palco e disse: “Além disso, o mundo só precisa de um dragão³.”
As palavras tinham acabado de sair de sua boca quando ele viu, de longe, Lorde Jiu Tian sentado no topo da escada com homens vestidos de branco alinhados em ambos os lados. Yun Sheng e Li Rong retornaram entre eles. Um Cang Ji de olhos afiados notou que até mesmo Li Rong teve que descer um degrau e esvaziar o lugar ao lado de Lorde Jiu Tian. A pessoa que ocupava esta posição estava, neste momento, ajoelhada sobre um joelho para se prostrar na parte inferior do assento de Lorde Jiu Tian. Empunhando sua espada, ele abaixou a cabeça para ouvir o comando de seu pai.
No momento em que Cang Ji viu as costas dessa pessoa, ele soltou um leve bufo. Mas seus olhos permaneceram nas costas daquele homem, incapazes de se desviar.
O homem ajoelhou-se por um tempo. Quando se levantou, seu manto branco tremulou com o vento. Ele se virou e subiu ao palco de mármore branco. Em um instante, a névoa envolveu as montanhas enquanto o sussurro do vento entre os pinheiros subia em ondas. Era como se milhões de brisas se movessem ao estalar de seus dedos, enquanto milhares de hectares do mar de pinheiros respondiam apenas ao desembainhar de sua espada. Ele ficou sozinho no palco, seus olhos indiferentes e imaculados, e seu semblante gelado e distante. Deixando as ondas de vento passarem por ele sob o olhar da multidão, ele levantou a mão ligeiramente e desembainhou Yan Quan de um ângulo.
“Eu, sozinho, assumirei os desafios neste palco.” Ele disse em um tom suave. “Qualquer um aqui que não esteja convencido, venha ao palco para me esclarecer.”
Sua observação causou um alvoroço por todos os lados no momento em que saiu de sua boca. Era preciso dizer que oito ou nove em cada dez dos que estavam aqui neste dia eram todas figuras renomadas em Zhongdu. Mas mesmo eles dificilmente suportariam testemunhar tamanha arrogância de sua parte em usar a Espada Yan Quan para intimidá-los!
“Quão arrogante esse rapaz!” A multidão ficou furiosa. Eles nunca pensaram que o Nono Portão do Céu seria tão convencido a ponto de enviar apenas uma pessoa para monopolizar o Palco Ming Jin. A multidão inteira não conseguiu evitar soltar sons de desprezo enquanto se recusavam a ceder.
Cang Ji de repente soltou uma risada. Apesar de já saber a resposta, ele perguntou: “Quem é esse?”
Linlang sorriu também. “Esse é Jing Lin.”
Uma tempestade surgiu, e agulhas de pinheiro atacaram a janela. Cang Ji notou o rosto inexpressivo de Jing Lin. Sua arrogância era avassaladora, e ainda assim ele escondeu aquela selvageria no fundo de seus olhos e fez um esforço para manter um olhar neutro. Cang Ji não conseguiu evitar mover suas articulações e soltou um suave suspiro, como se tivesse pensado em algo.
“Que pretensioso.”
◈ ◈ ◈
Poucos dias depois, Jing Lin se retirou. O abismo entre os irmãos se aprofundou quando o viram derrotando os vários heróis sozinho. Quando ele entrou no pátio depois de tomar banho, a comida já havia sido retirada e as panelas, lavadas. Li Rong estava esperando por ele há muito tempo. Ao vê-lo, ele o encheu com algumas pérolas de ouro e disse para ele se aventurar para sua refeição.
As poucas pérolas giravam na palma da mão de Jing Lin. Ele baixou os olhos e disse: “Está tudo bem, mesmo que eu não coma.”
Antes que ele pudesse terminar suas palavras, seu estômago roncou.
“O pai já foi descansar. Ele deve recompensá-lo amanhã. Tenha uma boa refeição esta noite. Você esteve no palco esses dias. Mesmo um homem forjado em ferro não conseguiria suportar isso.” Li Rong se levantou. Quando viu Jing Lin olhando para ele, não pôde deixar de dizer envergonhado: “Embora eu queira ir com você, há muitos convidados esses dias. Eu até tenho que entretê-los com Yun Sheng à noite.”
Jing Lin assentiu e se virou para sair. Assim que ele estava prestes a sair pela porta, ele ouviu Li Rong aconselhando-o por trás: “Você fez uma demonstração impressionante de poder no Palco Ming Jin. Você os derrotou facilmente, e também falou com arrogância enquanto os menosprezava. Tenha muito cuidado quando se aventurar ao ar livre mais tarde.”
Após reconhecer suas palavras, Jing Lin desceu as escadas e passou pelos pinheiros. Carregando sua espada nas costas, ele desceu a montanha. Por causa do Palco Ming Jin, a pousada no sopé da montanha estava desfrutando de um bom negócio. O mercado noturno estava lotado de vários tipos de pessoas e formas. Havia até mesmo um bom número de demônios entre eles.
Jing Lin agarrou as pérolas de ouro em suas palmas. Enquanto caminhava pela estrada, viu uma grande variedade de comida. Ele hesitou por um momento, desejando egoisticamente comer tudo. Ele já era amplamente conhecido por sua reputação de matar demônios e subjugar o mal. Agora que ele estava parado diante da loja, as pessoas ao redor dele apontaram para ele e tentaram dar uma olhada nele. Despreocupado, Jing Lin levantou o pé para sair. Ele tinha acabado de dar alguns passos quando olhou para trás.
“Vocês estão todos me seguindo”, perguntou Jing Lin, “para me dar mais dicas?”
“Ouçam o tom arrogante dele!” Um homem carregando um bastão ao lado dele estava atrás de Jing Lin. Pela maneira como se vestia, ele era do sul. Ele riu e disse às pessoas à sua esquerda e à direita: “Se não soubéssemos, teríamos realmente pensado que ele era um figurão.”
“O nome da espada dele é tão ilustre. Como ele não é considerado um figurão?” Um monge desleixado com roupas esfarrapadas ao lado tocou sua cabeça calva e disse: “Ou poderia haver alguma outra razão desconhecida?”
“Claro.” O rufião com o bastão levantou a voz. Fechando os punhos em uma saudação a todos ao redor, ele falou em voz alta, “Este homem é o mestre da espada Yan Quan do Reino do Nono Céu. Ele é o filho amado do Lorde Jiu Tian! O tempo todo, ele tem agido em nome de matar demônios e subjugar o mal. Mas ele fez uma viagem ao norte meio ano antes, e em nome da eliminação de demônios, tomou liberdades com a raposa branca de nove caudas sob o comando do Imperador Cang! Você ousaria reconhecer uma coisa tão desavergonhada?”
Jing Lin franziu os lábios finos enquanto o gelo envolvia seus olhos frios.
Do outro lado, Cang Ji empurrou a lanterna para o lado, tendo bebido até seu rosto quente. Ele estava olhando para aquela mancha branca da janela. Levantando a cabeça para cima, ele observou em silêncio o movimento nas mangas de Jing Lin. Foi quando ele soube que o último estava prestes a atacar. Ele começou a rir e disse a Huachang atrás dele: “Eu estava preocupado que ele não fizesse um movimento. No entanto, ele só tem que cair na armadilha.”
“Não é demais dar um tapa em alguém com uma boca suja.” Huachang fumegou. “Algumas pessoas estão até dizendo que jiejie é a amada concubina do Mestre! Então eles são os imundos que espalham o boato como um incêndio!”
“Apenas observe.” O cheiro de vinho em Cang Ji se espalhou no vento. “Ele deve levar a pior em breve.”
“Ele é tão capaz.” Huachang se perguntou surpresa, “E ele ainda vai perder?”
◈ ◈ ◈
Jing Lin virou a palma da mão para agarrar o homem. Ele nem sequer teve vontade de sacar a espada, com tanto medo de se sujar. Ele agarrou o rufião e deu um golpe com o pé. O chute fez o homem voar de cabeça para baixo e cair no chão.
“Ai!” O rufião rolou algumas vezes com muita dor. “O Nono Portão do Céu está usando seu poder e influência para me oprimir e humilhar bem na rua?! E pensar que você tem a coragem de se declarar defensor do Caminho. Onde está a sua camaradagem?! E agora? Você vai ficar furioso por causa da humilhação?!”
Jing Lin não disse nada. Um lampejo de seu manto branco. Outro chute. O homem agarrou seu estômago e rolou pelo chão. Sua cabeça bateu contra a laje de pedra, e um bocado de sangue jorrou de sua boca. Ciente de sua identidade, Jing Lin exerceu autocontrole e não o atacou com muita força. No entanto, o homem ficou paralisado no chão gemendo, fazendo com que a multidão ao redor entrasse em formação de batalha e o atacasse em uníssono.
Jing Lin não era tolo. Ele estava agudamente ciente de que se espancasse em alguém até a morte esta noite, ele seria o culpado, mesmo que ele tivesse sido inicialmente justificado. Além disso, ele estava totalmente empenhado em defender o Caminho; portanto, ele não estava disposto a matar arbitrariamente. Em meio aos ataques da multidão que o cercava, ele os atacou e fez várias pessoas diante dele voarem.
Um chicote com espinhos de repente se enrolou na cintura de Jing Lin e o puxou do chão. Assim que os pés de Jing Lin deixaram o chão, ele prontamente virou seu corpo e bateu os pés duas ou três vezes no ar para voar até o topo do telhado onde estava. A multidão na rua imediatamente se levantou e o atacou com um berro. Todos os tipos de armas o saudaram. Com um whoosh, um porrete com espinhos levantou uma rajada de vento ao lado da têmpora de Jing Lin. Jing Lin se virou de lado e o bandido atrás dele cortou uma lâmina nele. Jing Lin girou e saltou. Com um levantar de sua perna, ele chutou a outra parte bem no peito. A outra parte engasgou e tossiu sangue antes de cair. Depois disso, Jing Lin deslizou seu corpo para longe e de repente agarrou o chicote espinhoso. A dor perfurou em sua palma, mas ele nem piscou os olhos enquanto a sacudia no ar. Uma forte rajada de vento atacou a outra parte e o chocou tanto que ele rapidamente soltou o chicote. Antes que ele pudesse se esquivar, a onda descarada de vento espiritual o atingiu e o fez cair no chão com um grito de dor.
Jing Lin jogou o chicote de lado. Sangue quente escorria entre seus dedos. Ele olhou friamente para a multidão abaixo, obrigando-os a recuar. Sem dizer uma palavra, Jing Lin se virou e pulou do telhado para ir embora. Ele tinha dado apenas alguns passos quando parou e de repente virou a cabeça para trás. Seus olhos estavam tão frios que a multidão ao redor dele estremeceu.
Ele havia perdido suas pérolas de ouro!
Jing Lin cerrou o punho silenciosamente. Ele estava morrendo de fome. Ele geralmente não tinha muito dinheiro consigo quando se aventurava ao ar livre. No momento em que ele retornasse ao pátio, Tao-di inventaria desculpas para pegar emprestado todo o seu dinheiro para jogar. No momento, ele não conseguia nem pescar uma moeda de cobre. Quando o aroma dos pastéis doces ao lado dele invadiu seu nariz, ele ficou ainda mais frio.
Aquele monge canalha deu alguns passos repentinos para frente e disse em uma tentativa inflexível de suavizar as coisas: “Foi rude da nossa parte antes. Desculpe, Jovem Mestre! Por que você não nos segue para tomar um pouco de vinho? Vamos enterrar o machado com um sorriso! Todos nós seremos membros do Nono Portão do Céu no futuro. Todos nós estamos correndo por aí pela grande causa de salvar as massas. Ainda temos que contar com você!”
Jing Lin olhou para eles, amontoando sorrisos enquanto o bajulavam. Então ele levantou levemente o queixo em um gesto para que eles liderassem o caminho.
◈ ◈ ◈
Linlang abriu a porta e entrou, mas ela não viu ninguém, exceto Huachang cutucando o pavio da lâmpada. Ela perguntou: “Onde está o Mestre?”
Huachang respondeu: “Ele disse que ainda não bebeu o suficiente. Então ele saiu de novo.”
◈ ◈ ◈
Jing Lin abaixou a cabeça e comeu. Todas as palavras que os outros disseram entraram por um ouvido e saíram pelo outro. O monge propôs um brinde sob pretexto e disse: “Não nos atrevemos a atrasar o importante trabalho do Jovem Mestre, então apenas brindaremos como um gesto de nossa boa vontade. Esta noite, fomos cegos para não reconhecer o grande homem que você é. Esperamos que o Jovem Mestre seja magnânimo o suficiente para nos perdoar.”
Sabendo que não era aconselhável rejeitá-los demais naquele momento e arruinar o grande plano de seu pai, ele aceitou a taça e a bebeu. Enquanto bebia o vinho, ele o achou doce em vez de adstringente; a doçura enjoativa permaneceu em sua garganta. Ele também tinha comido muito, então, mesmo quando eles se dispersaram, ele não disse mais do que algumas palavras.
Quando ele saiu da loja, sentiu seu corpo um pouco quente. Pelo canto dos olhos, ele notou aquele monge canalha dando instruções a uma pessoa. O grupo ficou sob o beiral e olhou para ele como se estivessem esperando para ver um bom show.
O coração de Jing Lin batia forte. A onda de calor que se acendia e disparava dentro dele foi tão escaldante que gotas de suor escorriam de suas têmporas. Seu mar espiritual ficou descontrolado. Ele não respondeu quando ele o mobilizou; em vez disso, ele correu desenfreado aos caprichos dessa corrente quente que fez seu coração coçar. Com passos rápidos, ele passou pelos transeuntes. Sua respiração ficou mais pesada enquanto ele empurrava à força várias pessoas para fora do caminho e avançava em confusão.
Ele não esperava ser derrubado por alguém e acabou caindo para frente. No entanto, o homem que o fez tropeçar não se virou para desviar dele. Pelo contrário, ele abriu os braços e pegou Jing Lin em um abraço.
“O vinho era bom?” Ele perguntou em um tom baixo.
Jing Lin queria empurrá-lo para longe, mas o homem agarrou sua mão firmemente entre os dedos. Jing Lin exalou e levantou a cabeça. Em seu transe, ele viu o rosto simples deste homem. Era um rosto que ele nunca tinha visto antes. Ele não pôde deixar de franzir a testa e puxou a mão para trás para recuar. Mas então ele percebeu que a outra parte era excepcionalmente alta; ele era até um pouco mais alto que Li Rong. Agarrá-lo foi simplesmente moleza.
“Ei.” Com olhar de um cavalheiro honesto, Cang Ji modesta e cortesmente segurou Jing Lin firme. Ele levantou a mão para revelar algumas pérolas douradas. “Eu vi você indo beber com os outros, então esperei aqui por você. Estas são suas, não são?”
Jing Lin estava tão quente que pingava suor. Ele manteve a voz baixa e disse uma palavra de agradecimento antes de pegar as pérolas de ouro. Mas o homem de repente levantou a mão para impedi-lo de tocá-las. Jing Lin deixou escapar um perplexo “huh”.
Cang Ji notou que os olhos de Jing Lin estavam turvos e brilhando com água enquanto este o encarava. Ele já era uma força esgotada. Cang Ji estava bem ciente disso, mas abaixou a cabeça e sussurrou para Jing Lin: “Parece que você não está se sentindo bem?”
Jing Lin franziu os lábios com tanta força que eles ficaram vermelhos. Ele suspirou para Cang Ji, “Quente…”
Após um momento de silêncio, Cang Ji disse: “Eu também. Que tal irmos juntos para dissipar o calor e ficarmos sóbrios?”
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas:
1 篦子 pente de dentes finos de dois gumes; também pode ser usado como decoração de cabelo.
2 泉 咽 危 石, 松 冷 青衫 uma variante da linha que Le Yan uma vez recitou: “Primavera, água de nascente chora sobre rochas íngremes; A luz da manhã envolve os pinheiros verdes na geada.” (泉 声 咽 危 石 , 日色 冷 青松), que é uma linha do poema 《過 香 積 寺》 Passando pelo Templo de Xiang Ji de 王維 Wang Wei.
3 龙 者 também se refere a alguém que reina supremo.